quarta-feira, 18 de setembro de 2013

COMICIO DE ABERTURA DA CAMPANHA ELEITORAL - GILBERTO VIGAS DESAFIA ADVERSÁRIO SOCIALISTA PARA DEBATE PÚBLICO COM VERDADE


Numa ação promovida pelo PSD local, teve lugar esta 2.ª feira, 16 de setembro, em Vila do Bispo, o comício que assinalou o início da campanha eleitoral. O evento, que contou com a presença do social democrata Marques Mendes, teve como principal objetivo apresentar todos os candidatos das diversas listas aos órgãos autárquicos do concelho e os seus respetivos programas eleitorais.

A iniciativa decorreu em ambiente de grande confraternização entre os participantes e nem as condições climatéricas (ventos fortes) que habitualmente se fazem sentir nesta zona do Algarve foram motivo suficiente para desmobilizar as cerca de 300 pessoas presentes.

O comício teve início com a apresentação de todos os candidatos às Assembleias de Freguesia de Budens, de Sagres e de Vila do Bispo e Raposeira, cujas listas são, respetivamente, encabeçadas por Dora Reis, Fernando Martins e Luís Costa.

Seguiu-se, desta feita no interior do Centro Cultural de Vila do Bispo ,a apresentação dos candidatos à Assembleia Municipal, órgão a que Fernando Cortes, atual líder de bancada do PSD, se candidata.

Já Marques Mendes, na sua intervenção destacou a obra, o trabalho e o desenvolvimento gerados nos 12 anos em que Gilberto Viegas foi presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, descrevendo a situação atual do concelho como um concelho que, nos últimos 4 anos esteve adormecido e onde, para além de não ter sido feita obra, não houve desenvolvimento. Terminou a sua intervenção relembrando que os próximos anos são decisivos e que a nível autárquico a diferença não está nos partidos mas nas pessoas, definindo o candidato Gilberto Viegas, pela sua experiência, competência, seriedade e trabalho desenvolvido, como o presidente de câmara que o concelho de Vila do Bispo precisa.

A noite culminou com a apresentação dos candidatos à Câmara Municipal e com o discurso de Gilberto Viegas, onde foram apresentas as principais propostas e compromissos da sua candidatura à autarquia, assentes em quatro linhas de ação: 1. Sustentabilidade económica e financeira da Câmara Municipal, 2. Economia, desenvolvimento local e emprego, 3. Planeamento e ordenamento do território e 4. Ação Social, educação, cultura e desporto.

No primeiro ponto ficou o compromisso de restruturação da dívida actual da Câmara, captação de novos financiamentos comunitários a fundo perdido e redução do IMI.

A criação do Gabinete + Economia, criação do Balcão do Empreendedor, criação do Conselho Consultivo Municipal para a Economia e Empreendedorismo, criação do Ninho de Empresas, fomento de uma política de marketing do território, captação de novos investimentos no concelho, fomentar a construção dos 3 hotéis temáticos em espaço rural previstos no PROTAL e PDM, representado cerca de 300 camas, assim como retomar a organização da AGROEXPO como fator de animação e promoção do município e de oportunidade de negócio para micro e pequenos produtores locais e regionais foram os compromissos apresentados no âmbito da área da economia, desenvolvimento local e emprego.

No âmbito do Planeamento e ordenamento do território, foi dado destaque à urgência da aprovação do PDM (Plano Diretor Municipal) de Vila do Bispo e do PIER (Plano de Intervenção em Espaço Rural) da Raposeira. Neste ponto ganha, também, significativa importância as intervenções no território, sobretudo no âmbito do POLIS, que pela sua capacidade financeira comprometeu 8 milhões de euros para investimento no município, com a participação da Câmara, do Governo e dos Fundos Europeus e cujo protocolo foi assinado durante o seu último mandato.

Na área da Ação social, cultura e desporto, o candidato apresentou o compromisso de criação do Gabinete + Social, com o intuito de missão de fazer o diagnóstico, o acompanhamento e a resolução de todos casos de carência económica, habitacional, desemprego, formação e requalificação profissional, a abertura do Lar e Creche de Budens, a construção da Creche de Vila do Bispo, a manutenção de todos os apoios sociais previstos nos regulamentos municipais, com actualização à presente realidade, conclusão e disponibilização em regime de arrendamento dos 12 apartamentos em Vila do Bispo, o desenvolvimento do processo de CDH nos lotes de Barão de S. Miguel, e nos blocos da Figueira e Vila do Bispo, a manutenção das bolsas de estudo com o completo de alojamento, a criação da rede de museus, a concretização do Centro de Alto Rendimento de Desportos Radicais de Mar em Vila do Bispo e recuperação da realização de competições de referência nacional, como os campeonatos de surf e bodyboard.

Na sua intervenção não foi, também, esquecida a situação difícil de pré-falência que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo atravessa, tendo Gilberto Viegas dado nota de que em reunião com a referida associação ficou o compromisso da Câmara Municipal de Vila do Bispo, sob a sua gestão, reforçar o apoio financeiro a esta corporação no valor global anual de aproximadamente 300 mil euros (entre revisão do protocolo de colaboração existente, fardamento e remodelação do parque de viaturas) para que os Bombeiros possam manter a prossecução do serviço público à comunidade e assegurar o pagamento da enorme dívida transitada da Direção de Adelino Soares naquela associação, de 2005 a 2009.

Gilberto Viegas terminou a sua intervenção lançando um repto ao seu adversário socialista, Adelino Soares, para a participação num debate público a dois, alicerçado num discurso de verdade, tendo em vista esclarecer a contra informação difundida nos últimos 4 anos.



Sem comentários: