domingo, 2 de agosto de 2009

Resposta do Presidente da Câmara Municipal à entrevista de Adelino Soares


Exmo. Senhor

Director do Jornal Região Sul

Na sequência da entrevista com o candidato do PS a Vila do Bispo, publicada na página 06 da vossa edição n.º 769, de 22 de Julho de 2009, venho pelo presente solicitar a V. Exa. a publicação da presente comunicação. Apreciado o teor da mesma e não pretendendo ater-me ou pronunciar-me sobre a prosápia e o estilo bota abaixista do candidato, porque como diz o provérbio “vaidade e água benta, cada um toma a que quer”, já no que toca à linguagem injuriosa, e de falta de verdade e de seriedade intelectual, trazendo de novo à ordem do dia a temática da Inauguração do Quartel de Bombeiros com argumentos de vitimização, procurando iludir uma realidade da qual é total responsável, importa esclarecer a opinião pública e fazer alguma luz no espírito de quem anda demasiado obcecado e com falta de clarividência, ao ponto de atacar o Presidente da Câmara em resposta a um comunicado do PSD, do qual o signatário desta missiva não é autor, nem subscritor.


1 – Desde que o actual Presidente da Câmara está em funções (11 anos e 6 meses e não 16 anos) que a Associação Humanitária de Bombeiros de Vila do Bispo (AHBVVB) recebe o apoio mais expressivo de sempre por parte da autarquia (1.606.521 euros).


2 – Desde que o referido candidato do PS é Presidente da Direcção da AHBVVB (2005) até ao presente mês de Julho, a autarquia já concedeu apoios financeiros vários no valor global de quase 1 milhão de euros (duzentos mil contos). O candidato do PS sabe disto mas esconde da opinião pública.


3 – O candidato do PS, também Presidente da Direcção da AHBVVB, sabe que deixou caducar a licença de construção do Quartel em 07 de Janeiro de 2007 e não pediu a prorrogação do prazo da licença, apesar de ter sido oficiado pela Câmara Municipal a fazê-lo, 20 dias antes. Até hoje nada mais diligenciou nesse sentido, mantendo-se caducada, sem possibilidade de requerer a licença de utilização necessária. Sabe, mas não disse, nem diz, porque lhe aproveita mais culpar o Presidente da Câmara pelo cancelamento da Inauguração do Quartel.


4 – O candidato do PS e Presidente da Direcção da AHBVVB sabe que requereu à Câmara a aprovação dos projectos / processos de construção do PT, das garagens e do depósito de combustível, os mesmos mereceram a decisão favorável da Câmara, o último deles em Janeiro de 2009, e até hoje ainda não solicitou o licenciamento de nenhum. O candidato do PS sabe disto, mas não diz, porque lhe aproveita mais culpar o Presidente da Câmara pelo cancelamento da Inauguração do Quartel.


5 – O candidato do PS e Presidente da AHBVVB, também sabe que nas condições referidas nos pontos 3 e 4 não é possível solicitar a Licença de Utilização. Que sem licença não é possível a utilização regular do Quartel e que sem licença de utilização, nem condições para a obter, não podia e não devia promover a inauguração do Quartel, envolvendo o senhor Ministro da Administração Interna e o Presidente da Câmara num acto irregular. O candidato sabia disto? Certamente sabia, mas a população e os sócios não sabiam. Mas dava mais proveito culpar o Presidente da Câmara, pelo cancelamento da inauguração do Quartel.


6 – O candidato do PS e também Presidente da Direcção da AHBVVB disse e repete várias vezes que a dívida ao empreiteiro, no valor de 320.000 euros, é relativa a trabalhos a mais por erros e omissões dos projectos de construção que a Câmara deu à AHBVVB. Devia dizer a verdade aos sócios e à população e não continuar a iludir as pessoas. A verdade é que os trabalhos a mais, por erros e omissões dos projectos “oferecidos” pela Câmara, apenas correspondem a 37.000 euros, e os restantes 283.000 euros se referem a obras e trabalhos mandados fazer por sua livre e espontânea vontade. O candidato também sabe disto, mas aproveita-lhe mais continuar a esconder a verdade e a culpar a Câmara Municipal e o Presidente da Câmara.


7 – O candidato do PS e também Presidente da Direcção da AHBVVB sabe que os autos de medição e as respectivas facturas, de todos os trabalhos de empreitada do Quartel, relativos a 2005 (de Janeiro a Novembro) só os entregou na Câmara Municipal para receber as correspondentes comparticipações, em 23 de Dezembro de 2005, tendo sido aprovado no dia 27 de Dezembro um adiantamento de 67.500 euros. O candidato sabe disto, mas a população não sabe, porque ao candidato do PS, já em Outubro de 2005, candidato à Assembleia Municipal, lhe aproveitava mais poder dizer que a Câmara Municipal ainda não tinha dado um euro para a obra, como o disse durante a campanha eleitoral.


8 – O candidato do PS e também Presidente da Direcção da AHBVVB sabe que os 225.000 euros do protocolo com a Câmara para financiamento do Quartel, ainda não está esgotado, mas desde 2007 que não apresenta qualquer auto de medição para receber a restante verba, que neste momento se consubstancia em 36.060,60 €. O candidato sabe disto, mas a população não sabe. Porque aproveita mais ao candidato do PS continuar a caluniar a Câmara e o Presidente da Câmara.


9 – O candidato do PS e também Presidente da Direcção da AHBVVB sabe que contraiu um empréstimo de 75.000 euros em Maio / Junho de 2005, dito para pagar as obras do Quartel, sem justificação, porque o adiantamento (40%) do MAI e a comparticipação da Câmara teriam sido suficientes para pagar os autos até ai executados. O candidato sabe disto mas a população não sabe. Mas fica a saber que esta manobra não aproveitava à Associação mas talvez à estratégia política do senhor candidato do PS.


10 – O candidato do PS e também Presidente da Direcção da AHBVVB sabe que tudo isto e muito mais é verdade, mas a população não sabe, mas fica desde já a saber. Fica também a saber, em face disto, que o que parece estar em causa, não é o verdadeiro interesse da AHBVVB e a operacionalidade dos Bombeiros de Vila do Bispo e o serviço à população, mas sim o protagonismo e aproveitamento político do candidato do PS a Vila do Bispo. Assim não, senhor candidato do PS de Vila do Bispo!
Para ser Presidente da Câmara é necessário fazer muito mais e muito melhor!
E sobretudo é preciso falar verdade às pessoas


Gilberto Viegas

Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo

4 comentários:

batwoman disse...

Correctíssimo.
Quem pretende ser mais e melhor, de certeza que não pose ser assim como se apresenta.

Parabéns pela sabedoria na oportunidade de vencer o adversário ...pelo menos este adversário. eheheh

Anónimo disse...

SrªPresidente tenha muito cuidado com as pessoas que ajudou(dando trabalho)pois a maioria deles só não lhe espeta uma faca nas costas porque depois(talvez)vão presos!
Eu sou uma dessas pessoas a deu trabalho e fico muito agredicido por isso.
MUITO OBRIGADO.
É muito triste cuspir no prato de que nos deu de comer, so porque as coisas não lhes tão a correr como planearam e agora andam por ai a espalhar veneno por toda a parte contra o SRºPresidente, mas pode ser que o feitiço se vire contra o feiticeiro, e bebam do seu próprio veneno!
Com este desabafo espero que tenha muita força para combater estes mafiosos que ai andam.

Anónimo disse...

Estive a ler com atenção tudo que aqui está escrito, e fico pasmado como é que os sócios dos bombeiros ainda não fizeram nada à cerca da maneira como esta associação está a ser gerida pelo o Sr Adelino.
É hora de correr com essa criancinha dos bombeiros e fazer dessa associação um local digno e de apoio à população, os bombeiros merecem e a população também.

Anónimo disse...

Mais pasmado fiquei eu com o que a população fez ao único e melhor Presidente que jamais o Concelho
de Vila do Bispo teve.
Como diz o velho ditado " cada povo tem os politicos que merecem"
Força PSD e não deixem que todo e o trabalho executado por Gilberto Viegas vá por água a baixo.