domingo, 9 de agosto de 2009

Surf e Bodyboard Uma Boa Oferta Turística

O concelho de Vila do Bispo é um dos locais de eleição para os surfistas e bodyboarders, que procuram a “tal onda mágica”. As praias da Cordoama, Castelejo, Zavial ou Beliche, são uma referência obrigatória nos roteiros dos amantes da prática destes desportos.
Mas o surf e o bodyboard não podem ser vistos como “apenas” mais um desporto, têm que ser vistos como um grande potencial para o turismo. Como escreveu, há tempos, o jornalista Gonçalo Cadilhe, que já viu e viajou o suficiente para saber daquilo que fala: "uma onda perfeita de surf pode ser o motor da economia de uma inteira região. Pequenas localidades que nunca teriam saído do anonimato, que teriam permanecido esquecidas na periferia do mundo, são hoje internacionalmente famosas em todo mundo pelo simples facto de possuírem uma onda perfeita ao fundo da rua. (...) O turismo de surf não é turismo de massa, é turismo sustentável e continuado, é um nicho de mercado sólido e em crescimento." O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo consciente desta realidade, tem apostado na promoção do Concelho de Vila do Bispo com o apoio a eventos desportivos, que são muito importantes para dar a conhecer o potencial que este Concelho tem para o turismo do surf e do bodyboard.

3 comentários:

batwoman disse...

Que tal fazer assim uma espécie de um apanhado de coisas que fez ao longo destes anos?

Do tipo:
na educação
no desporto
na saúde
pelos miudos
pelos graúdos
pela jovens empresários
pela formação nos funcionários
pela habitação
apoio aos casais com filhos (creches, jardim de infância)
pelos idosos(apoio na saúde)
colaboração com as forças vivas do concelho (Santa Casa, Bombeiros, Centro Saúde, Segurancia Social, GNR etc)

Paulo Ribeiro disse...

Concordo com a ideia do balanço, Ana Paula...
Há 12 anos atrás o atraso era tão grande tanta coisa foi feita que agora, se o balanço fosse feito, talvés a espantaria... talvés você dissesse: Ah! pois é... isso foi feito há 10 ou 8 anos atrás...? já nem me lembrava!
É assim, as coisas positivas foram feitas, entraram na nossa vida e agora, como são dados adquiridos, as pessoas ateé esquecem quem as imaginou e trabalhou para as colocar de pé e continuar a promové-las... Só sentirá falta delas e voltar a lembrar delas quando já as não tiver!
Li algures num blog, uma critica á Câmara Municipal, que é bem exemplo do que lhe quero explicar: A critica era basicamente sobre a Câmara Municipal ainda não ter um terreno definitivo para a Agroexpo! Legitimidade absoluta ao critico!
Mas... pense bem: Quem criou, idealizou, promoveu e tornou a Agroexpo no sucesso inegavel que hoje é?? Não foi a actual Câmara?? Não é melhor por falta de espaço??
Este certame (que como tudo na vida nunca será perfeito) é do melhor que já se fez no concelho, e se alguem o quererá ver melhorar de ano para ano é o PSD! È uma criação desta Câmara!
Criticar é facil... mas construir e consolidar leva tempo e dá trabalho.
Todos os balanços serão positivos, amiga Ana Paula, depende sempre é sobre que prespectiva os quiser fazer... e acredito que a sua prespectiva seja a de uma forma POSITIVA!
Há e haverá sempre algo a fazer e melhorar. Se asim não fosse ou teriamos falta de imaginação ou... pense bem; acha que quando tudo estiver feito devemos fechar a Câmara e as Juntas?
Haverá SEMPRE algo a fazer, a melhorar e a corrigir!
Assim funcionam os Homens...
Assim se evolui.

Paulo Ribeiro

batwoman disse...

Eu sou uma pessoa que adora desafios. Fico e sou mais criativa perante desafios. É através dos balanços que faço na minha vida que verifico se atingi as metas se ultrapassei os desafios.
Nem sempre saio vitoriosa, por vezes tenho de reformular algumas questões. E foi nesse sentido que coloquei esse desafio, apesar de, confesso, com um certo tom de provocação ;) mas sei que posso estar à vontade.