terça-feira, 9 de junho de 2009

Oposição inviabiliza o inicio do processo da construção do Pavilhão Multiusos de Sagres e das Piscinas de Vila do Bispo

A bancada do PSD votou maioritariamente, com uma abstenção, a favor da autorização para avançar com o procedimento para a escolha do parceiro privado para a constituição de uma parceria publico-privada de capitais minoritariamente públicos, que tinha por objecto a concepção, implementação, desenvolvimento, construção, exploração, manutenção e conservação de um pavilhão multiusos (para fins desportivos e culturais) na freguesia de Sagres e de umas piscinas na freguesia de Vila do Bispo, ambos os equipamentos são para uso colectivo e fim público.

O financiamento para a construção destes equipamentos só pode ser obtido de duas formas, porque não há fundos comunitários para equipamentos desportivos no Algarve, através de empréstimo bancário ou através de uma Parceria Publico-Privada.

O empréstimo bancário obriga a que a Câmara Municipal tenha que assegurar a gestão, a manutenção e o funcionamento dos equipamentos. No nosso entender esta solução não é a melhor porque a Câmara Municipal não deve estar vocacionada para a gestão de grandes equipamentos e é uma solução que leva mais tempo a concretizar, todos nós sabemos a burocracia que é necessário ultrapassar até ao inicio das obras.

A parceria público-privada é no nosso entender a melhor solução porque apresenta várias vantagens, nomeadamente, a partilha de riscos e transferências de responsabilidades, a maior agilidade do financiamento e na construção do equipamento e uma melhor prestação de serviços à população.

Alguns dos argumentos utilizados pelo Partido Socialista e Bloco de Esquerda para rejeitar a proposta foram:

“A parceria só serve para arranjar tachos”
“O empréstimo era a melhor solução”

O conselho de administração é composto por três membros.

Na Assembleia anterior, os mesmos que votaram contra a parceria público-privada, não votaram a favor da contracção de um empréstimo para a construção do lar de Budens, empréstimo esse que servia para reforçar no orçamento as rubricas da construção da Creche de Vila do Bispo, do Centro de Alto Rendimento de Surf em Vila do Bispo e dos Balneários do Campo de futebol de Vila do Bispo.

Em pouco mais de um mês, O Partido Socialista, o Bloco de Esquerda e surpreendentemente o Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Bispo, conseguiram atrasar a construção de 5 equipamentos importantes para o concelho de Vila do Bispo.
- Pavilhão Multiusos de Sagres
- Piscinas de Vila do Bispo
- Creche de Vila do Bispo
- Centro de Alto Rendimento de Surf de Vila do Bispo
- Balneários do Campo de Futebol de Vila do Bispo

São estes políticos que querem governar o concelho de Vila do Bispo? Será que o que estão a fazer é política “pela positiva”?

7 comentários:

batwoman disse...

Peço desculpa mas não concordo.
A oposição fez o papel dela - oposição.

Quem esteve mal foi o próprio PSD na Assembleia uma vez que votou mairitariamente tal como é mencionado no inicio da frase. Ainda tiveram a ajuda do Zé da Raposeira.

Portanto aqui a oposição não teria força se o grupo PSD estivesse verdadeiramente interessado em avançar com este projecto.

E muito sinceramente acho que isto são as tais coisas que todo o povo português já está habituado que os politicos façam. Apostar numa cena que se sabe que não vai passar para depois jogar com isso e falar da oposição.

Portanto e em conclusão - nada de novo. Não surpreenderam ninguém.

Ana Paula Palma

O 3º Candidato disse...

"El Chato"
2009-06-12

A acreditar (e até ao momento ainda não encontrei nenhum desmentido)no que li acima, fico com a "ligeira" duvida se existe ?oposição? e como se define. Para mim oposição não é estar contra projectos, mas sim apresentando alternativas a determinadas ideias, justificando claramente qual a melhor opção. Mas... vou esperar pela Acta da dita reunião (que gostaria de ler neste "espaço") para poder ajuizar melhor.

"El Chato"

batwoman disse...

hei o lema pela positiva é do mdi, e esse não está representado na assembleia municipal para ser oposição. já estão assim tão baralhados? ou querem-me baralhar. ehehe hehehe

Anónimo disse...

Caros amigos...PSDs de Vila do bispo,fico contente por perceber que vocês continuam com as vc capacidades intactas....continuam a saber mentir como poucos,cinicos como sempre....enfim uns artistas....talvez as PISCINAS e PAVILHÃO fossem um bom negócio para uns amigos de LAGOS que até pagam uns jantares de campanha e arranjam uns dinheiros para a campanha....e talvez arranjem algo mais?.......Vamos ver se vocês convecem com uns empregozitos,dados de forma estratégica...com uns cabazes de NATAL,com uns apoios financeiros a dar a uns velhotes,mas só a 2 meses das eleições,com fogo de artificio e muita areia para os olhos...talvez volte a resultar,ou não????.....ja resoltou 3 vezes,pode até funcionar mais uma vez...Na MADEIRA continua a resultar e o POVO cada vez mais dependente e mais atrazado....Gostava de ver mudanças em VILA BISPO.....Carlos Costa

Anónimo disse...

Caro amigo Carlos Costa!
Não é habito, nem vai passar a ser eu entrar em diálogos aqui no blogue, mas vou abrir uma excepção,o amigo merece.
Sei que dispensa os meus conselhos, mas devia utilizar outros argumentos para rejeitar a parceria publico/privada, esses dos "tachos" e dos "amigos de lagos" já está gasto, o CD, porque já não há cassetes, já toca há 8 anos.
Não quero acreditar que estão contra a construção das piscinas e do pavilhão só para o PSD não arranjar um "tacho" para um amigo.
Não é verdade, mas se fosse, penso que tudo o que seja feito para melhorar a qualidade de vida da população do concelho de Vila do Bispo é mais importante do que um "tacho",ainda mais quando o "tacho" é virtual, só existe na mente de alguns.

Luís Paixão

Anónimo disse...

os jovens teem que sair do concelho para praticar desporto ou aprendizagem mas continuam a achar que assim é que esta bem.
continuem a hipotecar o futuro dos jovens.
e alguns de voces foram ou sao ligados ao desporto mas parece que realmente nao gostavam

pedro

Anónimo disse...

só me apetece rir...tachos k grande preocupação pró presidente da junta k até concorre como independente, afinal não foi eleito pra defender os seus fregueses? Há jà percebi: as idas a lagos dão votos.. tou esclarecido..