domingo, 28 de junho de 2009

Esclarecimento - Construção do Pavilhão e das Piscinas Municipais

O Bloco de Esquerda diz em comunicado que a proposta da Câmara Municipal “não passava de um embuste com fins eleitoralistas”; “se passasse, oferecia numa bandeja à clientela empresarial do PSD um negócio de risco nulo porque garantido pelo orçamento municipal”; “permite-lhe prometer uns lugares de administradores (“tachos” em português vernáculo) e acalmar assim alguma turbulência à sua volta”; termina o comunicado dizendo “ Assim o BE / Vila do Bispo, consciente de que investimentos em creches, piscinas, pavilhão gimnodesportivo, entre outros que não foram feitos, são essenciais para o desenvolvimento local, desafia a Câmara Municipal, que tanto se gaba da sua boa saúde financeira e da sua capacidade de endividamento, a apresentar na Assembleia Municipal um pedido de empréstimo para o financiamento de qualquer um destes equipamentos”.

Começando pelo fim, se agora o empréstimo é a melhor solução, porque votaram contra aquando do pedido de empréstimo para o Lar e Creche de Budens? Empréstimo que, como foi dito pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, tinha como objectivo libertar verbas, no orçamento, para a construção da Creche de Vila do Bispo, dos Balneários e do Campo de Futebol de sete em Vila do Bispo, do Centro de Alto Rendimento de Surf de Vila do Bispo, bem como financiar o pacote de Apoio Social às Famílias Carenciadas, tudo no valor global estimado de 1 milhão de euros.
Porque se abstiveram aquando do pedido de empréstimo para o Financiamento de Intervenções de Renovação Urbana no Concelho de Vila do Bispo? Convém esclarecer que nas votações para pedidos de empréstimo a abstenção tem o mesmo valor do que o voto contra, uma vez que a aprovação, no caso de Vila do Bispo, exige onze votos a favor.

Quanto ao eleitoralismo, para o Bloco de Esquerda, e aqueles que o apoiam, qualquer medida que traga benefícios para a população é eleitoralista, aconteceu em 2007 aquando do pedido de empréstimo para o Financiamento de Intervenções de Renovação Urbana no Concelho de Vila do Bispo, aconteceu em 2008 aquando do pedido de empréstimo para a construção da Creche e do Lar de Budens, aconteceu aquando do pedido de autorização para seguir o processo da constituição de uma Parceria Publico / Privada para a construção do Pavilhão Multiusos de Sagres e da Piscinas de Vila do Bispo e aconteceu aquando da aprovação do Regulamento Municipal de Apoio Social a Famílias Carenciadas, entre outros.
Lamentamos é que o Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Bispo se reveja neste tipo de posições e que o Partido Socialista não se distancie desta Politica, confundindo-se com o Bloco de Esquerda.

Quanto aos “Tachos” e à “Clientela”, apenas afirmamos que “o bom julgador por si julga”.

Consideramos a Parceria Publico / Privada a melhor solução por dois motivos:

1º – O empréstimo iria comprometer a capacidade de endividamento da Câmara.

2º – Porque implica que a Câmara Municipal não tenha que fazer qualquer investimento, não tenha que recorrer a empréstimo, não tenha que executar as obras, não tenha que gerir directamente, não tenha que acumular mais custos com o pessoal e não tenha que conservar os equipamentos ao longo de 25 anos.
Com a Parceria tem apenas que pagar uma renda anual, cujo montante tinha que ser aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipal. Esta solução evita ainda maiores sobrecargas na Divisão de Acção Social e Educação, que neste momento já tem a seu cargo a gestão e o funcionamento do Centro Cultural, do Arquivo Municipal, do Centro de Interpretação, do Espaço Internet, do Campo de Futebol Municipal, das Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância, dos Polidesportivos e dos Parques Infantis, para além de todas as áreas como são a Acção Social, a Educação, o Ensino, o Desporto, a Cultura, a Animação, os Transportes Escolares, entre outros.
Sendo ainda de reforçar que os equipamentos a construir nesta modalidade são de uso Publico Municipal, exactamente nos mesmos termos de qualquer outro sobre a gestão directa da Câmara.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vamos em direcção á maioria absoluta, já não tenho dúvidas, a oposição já mostrou o k val ou seja"0", só com maioria se poderá concluir a grande obra k tem vindo a ser realizada no Conncelho pelo Eng. Gilberto nos últimos 12 anos, o povo já não vai em conversas e sabe bem o k ker, temos um bom candidato á Junta de Freguesia de V. do Bispo k tem todas as condições pra ganhar. vamos em frente até á vitória, viva Gilberto Viegas, o melhor Presidente de todos os tempos no nosso Concelho.

Anónimo disse...

Ganhar vamos, mas cuidado com quem anda ai!
Eles tem medo agora falta saber DO QUE e de QUEM??
Força Srº Presidente.

Anónimo disse...

Força Presidente.
A oposição só vê um palmo em frente do nariz .
Só pensam no dinheiro do maço de tabaco para fumar hoje, em vez de pensar que se não fumassem por um ano teriam dinheiro para comprar pacotes deles.
Simples exemplo mas que se pode aplicar aqui.
Mentes pequenas metas curtas.
Eu voto PSD
Burgau