terça-feira, 29 de dezembro de 2009
“Quem não tem ovos faz omeletas com os ovos dos outros.”
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
A VERDADE DA MENTIRA DO COMUNICADO DO PS
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Adivinhe quem é o Pinóquio - I
P. C. V. B. - O problema, propriamente dito, nunca existiu. Foi mais criado pelos meus adversários políticos para ser utilizado como arma de arremesso. Era uma forma de, politicamente, me tentarem atingir. Mas, felizmente, não resultou. E tão depressa como essa situação foi atirada para a praça pública, também rapidamente desapareceu. Como o problema nunca existiu, com a campanha a terminar acabou por desaparecer.
Ajuda: Entrevista publicada no jornal "Correio de Lagos" em 11-11-2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Retirada da Confiança Politica
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Assembleia de Secção - Convocatória
domingo, 22 de novembro de 2009
Esclarecimento Publico
A Comissão Politica do PSD/Vila do Bispo, reunida no dia 19 de Novembro, decidiu tornar publico o seguinte:
1- As posições tomadas pela vereadora Ana Bela Martins, eleita nas suas listas, não vinculam este Partido Politico.
2- A Comissão Politica do PSD/Vila do Bispo nunca concordou que a vereadora Ana Bela Martins, ao contrário do que esta afirma no Jornal Barlavento do dia 05 de Novembro, aceitasse pelouros na Câmara Municipal de Vila do Bispo.
3- Todos os membros da Comissão Politica, devido aos argumentos utilizados pela vereadora e a forma como apresentou a questão, manifestaram-se contra a SUA decisão.
4- O PSD/Vila do Bispo não aceita que a oferta de pelouros à vereadora do PSD tenha como únicos objectivos garantir uma maioria no executivo e a possibilidade de criar o lugar de secretária da vereadora para cumprir mais uma promessa de emprego.
5- O PSD/Vila do Bispo repudia o título do jornal Barlavento do dia 05 de Novembro, “Aliança PS/PSD viabiliza executivo municipal de Vila do Bispo”.
6- O PSD/Vila do Bispo garante a todos os munícipes que vai fazer uma oposição construtiva, como sempre fez, em todos os órgãos em que está representado.
Vila do Bispo, 22 de Novembro de 2009
O Presidente da Comissão Politica
Luís Miguel Paixão
domingo, 8 de novembro de 2009
PSD /Vila do Bispo - O Virar da Página
Com o resultado eleitoral do passado dia 11 de Outubro, o PSD/Vila do Bispo vai ter que virar a página de partido no poder para a página de partido na oposição.
Saímos da página do poder de cabeça erguida, deixamos um legado que nos orgulha, deixamos a marca do progresso e da qualidade no concelho de Vila do Bispo.
Fernando pessoa escreveu “ Deus quer, o Homem sonha e a Obra Nasce”, nos últimos 12 anos em Vila do Bispo podemos utilizar esta frase, o Concelho Precisava, o PSD sonhou, projectou, executou e a Obra Nasceu.
Apesar do PSD sair derrotado nestas eleições acreditamos que se houver uma votação a perguntar quem foi o presidente que passou pela Câmara Municipal de Vila do Bispo nos últimos 35 anos que mais fez pelo concelho, a população de Vila do Bispo dava uma larga maioria ao Eng. Gilberto Viegas.
Como diz o provérbio popular “aguas passadas não movem moinhos”, o PSD/Vila do Bispo vai a partir de agora centrar todas as suas forças no futuro, sem esquecer o passado.
Não podemos esquecer que perdemos umas eleições, não podemos fingir que não se passa nada e que está tudo bem, não vale a pena tentar encobrir o sol com uma peneira e muito menos atirar culpas e encontrar culpados para não termos que assumir os nossos próprios erros. Todos sabemos que nestas eleições passaram-se, e estão a passar-se, coisas muito “estranhas”, a meu ver esta campanha empobreceu, e de que maneira, a democracia, o poder local e deu uma facada de morte à credibilidade que eu dava a alguns políticos do nosso concelho.
Temos a consciência, a humildade e a inteligência de reconhecer que o PSD cometeu alguns erros, só não erra quem nada faz, no exercício do poder ao longo destes 12 anos, quer na tomada de algumas decisões, quer na sua postura, por isso, é necessário fazer uma avaliação dos resultados, quem sabe, fazer alguns actos de contrição, arrepiar caminho e mudar a estratégia. Não nos podemos esquecer que não basta falar só com os nossos botões, é importante e fundamental partilhar e dialogar com todos, militantes, simpatizantes e sociedade civil.
Também sabemos que não é possível encarar um futuro sem arrumar e limpar a casa, os militantes do PSD/Vila do Bispo vão saber faze-lo, como não é possível encarar um futuro sem esperança, sem projectos e sem ideais e nós, aqueles que não passaram pela rede do poder a qualquer custo e da ambição pessoal, temos e vamos continuar a ter esperança, projectos e ideais.
O PSD/Vila do Bispo nestes últimos meses sofreu uma purga que o deixou limpo e ainda com mais força. Ficaram aqueles que têm princípios, é com esses que nós queremos trabalhar. Agora ninguém vem para o PSD por interesse, porque o PSD não tem nada para dar, agora vem para o PSD quem se revê nas pessoas que estão à sua frente e quem põe o concelho de Vila do Bispo acima de qualquer interesse pessoal.
Como já referi anteriormente estamos num virar de página, o PSD/Vila do Bispo passou para a página de partido na oposição e como tal tem que se preparar para ser uma oposição dura, construtiva, eficaz e, aquela que eu considero a mais importante, VIGILANTE.
Alguns podem questionar porque é que eu considero importante o PSD fazer uma oposição vigilante, não vou dizer agora mas ao longo do tempo vão ficar a saber.
O PSD/Vila do Bispo vai ter que começar já hoje a preparar as eleições autárquicas de 2013, como alguém disse, “na política quem não pensa e programa à distância não tem futuro”.
Luís Miguel Paixão
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
O renascer dos abutres*
Na verdade, surgem sempre depois dos outros terem deixado o campo de batalha e contentam-se com os restos, já que não têm espírito de lutadores. Quando se instalam, são em bando e julgam-se donos absolutos do terreno. Se outros aparecem a reclamar os restos da presa, esboçam uma luta leve para afugentar os recém-chegados e como são em grande número, normalmente levam a deles avante. Como há muitos animais que se assemelham aos abutres e que só gostam dos restos, aí os vemos a lutar uns contra os outros demasiado frequentemente para ver quem fica com... os restos.
Não são fáceis de descortinar. Andam quase sempre escondidos e camuflados, mas aparecem logo que uma presa é abatida ou morre, à espera de lhe comer o resto da carne que os outros deixaram ou simplesmente de lhe roer os ossos.
De um olfacto extraordinário, eles logo dão conta, mesmo de muito longe, do abate de um animal. O céu quase se tolda dos bichos horrendos de um momento para o outro. São apelidados de cangalheiros! Pudera, são eles que fazem o funeral dos...restos.
Na verdade, quem os vir, parecem imponentes e capazes de grandes obras, mas na verdade, enganam, pois a sua capacidade de iniciativa é pouca devido ao facto de muitos outros serem os senhores do terreno e só quando eles o abandonam é que eles aparecem para se assenhorearem dos postos principais, alimentando-se então do que fica, que para eles é suficiente.
Sempre à espreita, aparecem quando menos se julga. Há sempre um resto à espera para os saciar. Depois de os outros terem feito o pior trabalho, é que eles fazem a sua aparição, levando alguns louros que, a eles, pouco custaram a conseguir. É assim a lei da vida e da Natureza!
Do mesmo modo, na selva da vida pela qual passamos todos, há que enfrentar estes abutres tal como outros animais bem conhecidos de todos nós. Neste virar de página política e após outros terem caído, eis que encontramos os vencedores a saciarem-se e, igualmente, alguns abutres à espreita dos restos que sobrarem para se apoderarem deles como se de alguma conquista árdua se tratasse! Não chega para todos, de modo que alguns terão de passar um tempo de abstinência, o que aliás, está de acordo com a quadra que atravessamos. O jejum também é uma qualidade e que em termos católicos é um sacrifício e todos nós devemos sacrificar-nos para atingir determinados objectivos. Nada mais natural!
Cabe aqui, no entanto, acrescentar que os abutres da selva humana são mais perigosos que os outros, já que estes são tão iguais que ao dar a cara pela presa abandonada não se distinguem, mas aqueles de tão diferentes serem, notam-se à distância e por isso, nem sempre querem dar a cara para não serem notados antes de terem a certeza de obter parte da presa. Parecendo que não a diferença é grande! Antes não fosse, pois era mais leal a conquista. Daí o serem mais perigosos, pois nunca se sabe ao certo de onde podem atacar.
Enfim!
Apesar de tudo, o homem também é caçador. É um lutador nato e muitas vezes luta pela dignificação do seu próprio status. Luta pela dignidade dos lugares que a sociedade lhe distribui e tenta manter, sempre que possível, essa dignidade de posse. Pois, cabe igualmente a este homem, lutador por natureza, dar luta aos abutres que, sem trabalho alguma, esperam apoderar-se de alguma coisa que outros vão abandonando, ou por vontade própria, ou por serem os perdedores que têm que dar lugar aos novos vencedores.
Infelizmente, sempre assim foi ao longo das gerações passadas. Faz parte da lei da vida e dos homens e quer queiramos quer não, sempre houve e haverá homens que se esforçam e outros que, não fazendo nada, colhem louros do esforço dos outros. Felizmente, aqueles que acreditam em alguma coisa, trabalham só nesse sentido e sentem-se compensados por isso mesmo. Outros há, no entanto, que só fazem alguma coisa se o objectivo for uma recompensa agradável. Tal como os abutres, que nada mais fazem do que esperar que aqueles que lutaram para conseguir a presa, a abandonem de saciados, para lhes ceder o lugar. Depois, bem instalados, disputam entre si os ... restos e julgam-se os donos do mundo! Enfim, modos de estar e ... de ser!
* Publicado em www.diariodetrasosmontes.com
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Obrigado!
Agradeço a todos os que acreditaram nas propostas apresentadas pelo PSD e votaram em nós e garantir que, apesar de termos perdido a presidência da Câmara Municipal, vamos continuar a defender o projecto para o concelho de Vila do Bispo iniciado à 12 anos.
Para terminar, o PSD / Vila do Bispo saúda o PS pela vitória eleitoral, desejando a todos os eleitos felicidades no desempenho das suas funções.
Luís Miguel Paixão
Saudações a Todos os Munícipes do Concelho de Vila do Bispo.
Quero felicitar todas as forças políticas pela forma educada e respeitosa com que se debateram.
Quero aqui demonstrar, em particular, toda a minha gratidão, todo o meu apreço e toda a minha solidariedade a todos os militantes, apoiantes e simpatizantes do PSD que fizeram tudo para que esta campanha fosse elevada, respeitosa e respeitada, e assente nos nossos melhores pilares; que são os do respeito pelo próximo sem desviarmos dos nosso valores, e da tolerância pelas ideias dos outros sem perder de vista os objectivos que trilhamos para o bem comum!
Perdemos!
Há que o assumir... não eram estes os nossos objectivos!
Há que assumir ainda… é um sentimento de frustração muito grande o que se sente quando as nossas aspirações, ideias, planos, projectos, obras, não são apreciadas pela maioria. A frustração maior é quando sentimos que cada gota de suor do nosso trabalho, dirigida exclusivamente para o bem-estar comum, parece insuficiente para colmatar as necessidades de desenvolvimento do concelho... Terá sido assim??
Mas... a democracia é isto mesmo: aceitar a vontade da maioria.
O PS, e o seu eleito Adelino Soares, serão agora os responsáveis pelos nossos destinos. A eles, as minhas felicitações. Que nos governem agora com a elevação que a população merece.
Vamos, como é nossa natureza mas também nossa obrigação, ficar atentos ao seu trabalho.
Porque a democracia é assim mesmo, o PSD irá assumir a sua função de oposição com o máximo respeito pelos resultados eleitorais, nunca esquecendo que foi dada a vitória por maioria de votos a outra força política, e lembrando sempre que existe uma minoria (que não é tão pequena assim!) que continua a contar connosco para que os representemos nos diversos órgãos onde fomos eleitos.
Como membro da Comissão politica do PSD, e ainda como eleito para a Assembleia Municipal que agora iniciará funções, quero com mais veemência garantir que jamais perderei de vista o objectivo de lutar para o melhor do concelho.
Fui mandatado pelo vosso voto para assegurar que as ideias em que acreditamos e o projecto que tornarmos público durante a campanha eleitoral, possam ser realidade. É nesse sentido que irei trabalhar nos próximos quatro anos.
Um MUITO OBRIGADO a todos
Bem Hajam
Paulo A. H. Ribeiro
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Balanço Final - Resposta a Comentário
Relativamente à solicitação do anónimo do dia 15 de Setembro às 19:44,comentando o artigo – Balanço dos Compromissos Assumidos em 2005 – Publicado a 14 de Setembro, o PSD de Vila do Bispo vem, no geral, responder às dúvidas apresentadas nas diversas áreas e elucidar, para que dúvidas não restem, que muito foi feito e muito irá ainda ser feito.
Senão vejamos:
A construção da Creche de Budens é bem visível neste momento (com uma capacidade para 66 crianças dos 0 aos 3 anos), estando também feito o projecto da Creche de Vila do Bispo. Foi, igualmente, manifestado o apoio da Câmara Municipal à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo para a criação da Creche em Sagres, apoio este traduzido na garantia de disponibilização, no âmbito da candidatura feita pela referida entidade ao Programa PARES, de 65.000 euros, correspondentes a 30% do investimento.
No âmbito dos jardins de Infância, o de Sagres e o de Budens foram remodelados, ampliados e equipados; e o da Vila do Bispo foi remodelado, equipado e feito o parque infantil, para além das actividades de tempos livres.
Ao nível das escolas primárias, a P3 de Sagres foi remodelada, ampliada e alvo de arranjos exteriores, foram também criadas 4 salas de aula autónomas, biblioteca e sala de informática, parque infantil, pólo desportivo descoberto e o recinto foi vedado. Em Vila do Bispo foi a escola remodelada, incluindo refeitório, criados acessos e sanitários para crianças com mobilidade condicionada, arranjos exteriores, criação de espaço lúdico infantil e zona de jogos e foi também vedado o recinto. Na escola da Salema foi a mesma alvo de remodelação e equipada. A de Budens tem o projecto preparado para ampliação e remodelação da mesma, com a criação de mais uma sala de aula e sala de apoio e refeitório. A escola primária de Burgau foi remodelada, ampliada, equipada, vedada e reparado o campo de jogos. Em Barão de S. Miguel, a escola foi vedada, a sala remodelada, tendo sido também criado um refeitório e arranjos exteriores. A tudo isto acresce que todas as crianças têm alimentação diária nos JI e nas escolas do 1.º ciclo, transporte escolar, alargamento de horário até às 17 horas nos JI e actividades de enriquecimento curricular nas escolas primárias. Para além disso todas as escolas foram alvo de apetrechamento ao nível do equipamento informático e vão continuar a ser reforçadas, nomeadamente com o equipamento de quadros interactivos.
Relativamente às colectividades e clubes desportivos houve sucessivamente, em todos os anos, a atribuição de apoios financeiros vários, quer das actividades regulares, quer das iniciativas pontuais, de acordo com o Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo e Cultural. Para além disso, foi remodelado o edifício sede do Clube Praia da Salema, foi remodelado e apoiado o Pavilhão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel (com o apoio da Câmara Municipal), foi remodelada a sede da Sociedade de Instrução e Recreio de Budens (com o apoio da Câmara Municipal), foi assinado com a Junta de Freguesia da Raposeira o protocolo de financiamento para a ampliação e remodelação do edifício sede e da Sociedade Desportiva e Cultural da Raposeira e está executado o projecto da nova sede do Clube Recreativo Infante de Sagres (para ser implementado em simultâneo com a construção do Pavilhão Multiusos). De referir que, para além do mencionado, todas as competições desportivas de atletismo, do surf, do futebol, bodyboard, karaté, petanca, windsurf, kickboxing, entre outras, levadas a efeito no concelho têm merecido o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal, de forma expressiva. Foram igualmente apoiadas as colectividades culturais, das mais variadas formas, quer com o transporte, apoio financeiro, logístico ou de edição de CD.
Chegados à temática da 3.ª idade, está em construção, e ficará concluído até ao final do ano, o Lar da 3.ª Idade de Budens, cujo balanço e capacidade é do conhecimento público, num investimento de 2 milhões e 600 mil euros, equipamento que reforçará o apoio aos idosos e que vem complementar os equipamentos já existentes, nomeadamente o Centro de Dia de Barão de S. Miguel (obra da Câmara Municipal), Centro de Dia da Figueira, e Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia em Sagres e Vila do Bispo, respectivamente. Obra física. Porque ao nível da obra social, não poderemos esquecer a criação do cartão do idoso, o apoio aos medicamentos a doentes com doenças crónicas, subsídio de 50% nas rendas e o apoio alimentar aos mais carenciados, para além dos processos de realojamento habitacional que já contemplaram 13 famílias.
Em termos de Património, a autarquia encetou várias diligências institucionais pressionando as entidades responsáveis para a reparação da Fortaleza de Sagres, do Forte do Cabo de S. Vicente e da Capela N.ª Sra. da Guadalupe, que são hoje um processo concretizado - nomeadamente a Sra. da Guadalupe e o Forte de S. Vicente - e em execução - a Fortaleza de Sagres. Está também elaborado o projecto de ordenamento da envolvente ao Cabo de S. Vicente e ao Forte do Beliche. A Câmara Municipal recuperou e remodelou muito do seu próprio Património, como são os casos do antigo mercado, hoje transformado em Centro de Interpretação, os antigos armazéns, hoje transformados num Arquivo Municipal, o antigo edifício sede do Clube de Vila do Bispo, hoje transformado em Espaço Internet e Centro de Formação, o Centro Cultural de Vila do Bispo, edifício abandonado durante 14 anos. Foi também inaugurada no passado mês de Junho a estátua do Infante D. Henrique, ícone histórico do nosso concelho, também em si Património. De referir que a Câmara Municipal tem apoiado financeiramente e de forma expressiva a recuperação e a conservação do património religioso, designadamente a nova igreja de Sagres, a Igreja da Raposeira / reparação do retábulo, a Capela das Hortas do Tabual, a Igreja de Budens, a Capela de Santo António em Budens, a Igreja de Barão de S. Miguel e a Igreja de Burgau.
Na área da habitação social: 21 fogos na Rua José Luís Júnior (Sagres), infra-estruturas de 15 lotes municipais na Roça do Veiga (Sagres), 21 fogos na Senhora do Âmparo, mais 17 no Sitio da Eira, mais 4 na Rua Fernando Coutinho e mais 1 no Sitio das Eiras (Vila do Bispo) e 11 lotes na Portela da Igreja com infra-estruturas em execução (Barão de S. Miguel). Previsão de 47 lotes no âmbito do PP da Figueira. O Plano de Urbanização de Vale de Boi encontra-se em execução, tendo por objectivo também a criação de um núcleo de habitação. O PIER da Raposeira com o objectivo de definição da construção e habitação em espaço rural. No Plano de Urbanização de Vila do Bispo estão previstos mais 27 fogos.
Até ao momento foram executadas na zona industrial a remodelação de todas as infra-estruturas exteriores da zona industrial de Vila do Bispo, incluindo pavimentação dos arruamentos, a viabilidade da ampliação ou criação de um novo núcleo, estando ainda previsto desenvolver a área empresarial de Barão de S. Miguel.
Tal como referido no início, são constatações e factos gerais, sem esquecer de que muito do que existia estava em estado avançado de degradação.