segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O renascer dos abutres*


Os abutres! Todos os achamos repugnantes, talvez porque só gostam de se alimentar dos despojos alheios, ou seja dos restos que outros deixaram, ou ainda, dos ossos e da pouca carne que os outros desprezaram depois de se saciarem. Em resumo, são macabros!
Na verdade, surgem sempre depois dos outros terem deixado o campo de batalha e contentam-se com os restos, já que não têm espírito de lutadores. Quando se instalam, são em bando e julgam-se donos absolutos do terreno. Se outros aparecem a reclamar os restos da presa, esboçam uma luta leve para afugentar os recém-chegados e como são em grande número, normalmente levam a deles avante. Como há muitos animais que se assemelham aos abutres e que só gostam dos restos, aí os vemos a lutar uns contra os outros demasiado frequentemente para ver quem fica com... os restos.
Não são fáceis de descortinar. Andam quase sempre escondidos e camuflados, mas aparecem logo que uma presa é abatida ou morre, à espera de lhe comer o resto da carne que os outros deixaram ou simplesmente de lhe roer os ossos.
De um olfacto extraordinário, eles logo dão conta, mesmo de muito longe, do abate de um animal. O céu quase se tolda dos bichos horrendos de um momento para o outro. São apelidados de cangalheiros! Pudera, são eles que fazem o funeral dos...restos.
Na verdade, quem os vir, parecem imponentes e capazes de grandes obras, mas na verdade, enganam, pois a sua capacidade de iniciativa é pouca devido ao facto de muitos outros serem os senhores do terreno e só quando eles o abandonam é que eles aparecem para se assenhorearem dos postos principais, alimentando-se então do que fica, que para eles é suficiente.
Sempre à espreita, aparecem quando menos se julga. Há sempre um resto à espera para os saciar. Depois de os outros terem feito o pior trabalho, é que eles fazem a sua aparição, levando alguns louros que, a eles, pouco custaram a conseguir. É assim a lei da vida e da Natureza!
Do mesmo modo, na selva da vida pela qual passamos todos, há que enfrentar estes abutres tal como outros animais bem conhecidos de todos nós. Neste virar de página política e após outros terem caído, eis que encontramos os vencedores a saciarem-se e, igualmente, alguns abutres à espreita dos restos que sobrarem para se apoderarem deles como se de alguma conquista árdua se tratasse! Não chega para todos, de modo que alguns terão de passar um tempo de abstinência, o que aliás, está de acordo com a quadra que atravessamos. O jejum também é uma qualidade e que em termos católicos é um sacrifício e todos nós devemos sacrificar-nos para atingir determinados objectivos. Nada mais natural!
Cabe aqui, no entanto, acrescentar que os abutres da selva humana são mais perigosos que os outros, já que estes são tão iguais que ao dar a cara pela presa abandonada não se distinguem, mas aqueles de tão diferentes serem, notam-se à distância e por isso, nem sempre querem dar a cara para não serem notados antes de terem a certeza de obter parte da presa. Parecendo que não a diferença é grande! Antes não fosse, pois era mais leal a conquista. Daí o serem mais perigosos, pois nunca se sabe ao certo de onde podem atacar.
Enfim!
Apesar de tudo, o homem também é caçador. É um lutador nato e muitas vezes luta pela dignificação do seu próprio status. Luta pela dignidade dos lugares que a sociedade lhe distribui e tenta manter, sempre que possível, essa dignidade de posse. Pois, cabe igualmente a este homem, lutador por natureza, dar luta aos abutres que, sem trabalho alguma, esperam apoderar-se de alguma coisa que outros vão abandonando, ou por vontade própria, ou por serem os perdedores que têm que dar lugar aos novos vencedores.
Infelizmente, sempre assim foi ao longo das gerações passadas. Faz parte da lei da vida e dos homens e quer queiramos quer não, sempre houve e haverá homens que se esforçam e outros que, não fazendo nada, colhem louros do esforço dos outros. Felizmente, aqueles que acreditam em alguma coisa, trabalham só nesse sentido e sentem-se compensados por isso mesmo. Outros há, no entanto, que só fazem alguma coisa se o objectivo for uma recompensa agradável. Tal como os abutres, que nada mais fazem do que esperar que aqueles que lutaram para conseguir a presa, a abandonem de saciados, para lhes ceder o lugar. Depois, bem instalados, disputam entre si os ... restos e julgam-se os donos do mundo! Enfim, modos de estar e ... de ser!

Luis Ferreira

* Publicado em www.diariodetrasosmontes.com

24 comentários:

Anónimo disse...

"Os abutres! Todos os achamos repugnantes, talvez porque só gostam de se alimentar dos despojos alheios, ou seja dos restos que outros deixaram, ou ainda, dos ossos e da pouca carne que os outros desprezaram depois de se saciarem."

E na Natureza e ciclo da Vida eles próprios serão os despojos em que outros abutres se saciarão um dia.
Triste condição a de abutre.

Anónimo disse...

Espero que este blogue ao longo do tempo já tendo crónicas do que se passa no concelho.
Por o PSD perder, não se acaba o mundo.
Força PSD de Vila do Bispo.
É preciso continuar a união dos melitantes da secção de Vila do Bispo, e isso também é feito aki.
Viva o PSD
Viva o concelho de vila do bispo

Paulo Ribeiro disse...

Amigo anónimo das 13.38
Não está nas minhas mãos mas tanto quanto sei este blogue não vai acabar, vai dando noticias do que realmente se passa no concelho, e por minha vontade, até se abrirão outras portas de comunicação para ir divulgando essas noticias.
Obviamente que o mundo não acaba aqui, pelo contrario, aqui nascerá uma nova fase da vida deste concelho.
Vamos dar tempo ao tempo...
Não quero, e vou lutar para isso, como aliás já referi anteriormente, que os melitantes, simpatizantes e apoiantes do PSD dse sintam de alguma forma abandonados. Não estarão!!
Houve, e sei que ainda há, muita gente que acredita que tinhamos uma linha coerente, sólida e bem delineada para fazer as coisas. Ainda temos!!
Não abdicamos de nada disso...
Mas, a nossa nova condição leva-nos para duas novas situações. Se por um lado temos que ser observadores muito atentos do que se vai passar em termos de gestão do concelho (que diabo, alguma coisa haverá de sair dali, né...?)Por outro lado temos (como 2ª força mais votada) que estar preparados para, em qualquer momento, ter a capacidade de dar resposta aos problemas, se "aquilo" não funcionar.
Sei que andamos a parecer lamechas, como já alguem disse, mas na realidade sofremos alguns "golpes baixos". Isto é só uma especie de ressaca...
O que interessa é que o tempo cura tudo. E, permita-me que use algumas "frases feitas", mas o que não nos mata, fortalece-nos! (Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és... tambem me parece boa!)
O que é certo, e mais que certo, é que podemos tirar algo de positvo disto tudo. É a partir de agora que sabemos com quem podemos contar.
Temos muito tempo para (re)começar, (re)pensar, e juntar toda a gente que está por bem, para fazer o bem, juntar ideias e, tenho a certeza, dentro de pouco tempo (e isto já aconteceu no passado) teremos tantas ideias , tópicos, linhas de acção, que dariam para fazer um programa de trabalho para o concelho com uma visão de uma decada de avanço!
Este é o PSD que eu conheço, e este é o PSD que vai renascer. Não tenha duvidas.
Agora... realmente, temos que dar tempo. Não é desmoralizar, nem deixar de pensar, nem parar de sonhar.... nada disso! É mesmo dar tempo...
Basicamente, os outros têm direito ao tempo para mostrar se valem...
Nós temos a obrigação de lhes dar esse tempo.
No entretanto, vamos trabalhando nossos sonhos, porque um dia destes vamos torná-los realidade... pode demorar algum tempo, mas vamos ter que ser nós a faze-lo, eles não têm essa capacidade!!
É por isso que todos serão precisos, as ideias de todos serão precisas, e a união, mais do que nunca, vai ter que ser demonstrada.
Aguardem noticias, serenamente.
Bem hajam
Paulo Ribeiro

Laranjinha travessa disse...

A Duquesa do Tesouro

A duquesa do tesouro, era uma figura fugaz, ora aparecia do nada como por magia se tratasse, sempre e logo como figura de proa da corte, ora se eclipsava sem deixar rasto.
Como das últimas vezes lá apereceu ela no momento chave, em que se decidia o futuro do reino, como das últimas vezes com a missão de tratar da colecta, para as cerimónias que se avizinhavam. Mas eis que desta vez algo correu mal e num golpe palaciano, o rei foi destituido.
- Que fazer agora, pensou ela, como ficar com os previlégios prometidos pelo rei, se ele foi destituído. Mas eis que surje o novo rei e com promessas de mel e água das rosas, repôs tudo como ela desejava, o amo é outro, mas enfim não se pode ter tudo... suspirou.


Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência, já que esta história é pura ficção, ou talvez não...

Anónimo disse...

A nossa camara ja esta uma bandalheira, digo eu que lá trabalho!
Quase toda a gente que fez parte das listas do actual presidente circulam lá dentro(quando digo lá dentro é mesmo nos gabinetes principais)como se fossem donos de tudo, mas ainda não se sabe que fazem ou qual o actual papel dentro da camara (falo de fofinho(Afonsinho), bigodes de Faro(Paulo ZÈ), Guilherme(GORDO), Ana Fernandes(não sei se tem alcuma alcunha).
Anda toda a gente sem saber com quem ta a falar!
Vamos denunciar estas e outras coisas que vamos vendo lá dentro,é uma vergonha em 15 dias de posse ja tamos nesta bandalheira!
Eu sempre que veja alguma coisa venho aqui contar, faz de conta que é o meu diário de trabalho.
Será que o nosso concelho vai ficar 4 anos entegue a estes senhores?????
Qual é melhor maneira de acabar com os ABUTRES????
Se alguem me souber responder a estas questões pesso que me esclareça, porque eu estou muito baralhado com o que se passa.

Anónimo disse...

Anónimo das 21:34
Muito interessante o seu diário de trabalho e também muito apreciado por todos aqueles que que não têm acesso a essas informações.
Quanto a acabar com os ABUTRES. Terá que partir do Sr que está no poder? mas não lhe estou a ver com força para isso, pois ele também foi uma das presas muribundas apanhas na teia.
Esperamos novas noticias.

Este blogue está a ficar muito bom.
Assim é que é. Precisamos de saber o que se está a passar no "Antro Real" e este espaço está a dar-nos a conhecer isso, a realidade.
Obrigado.

O 3º Candidato disse...

sábado, 7 de Novembro de 2009
Democracia Participativa I.

Boas noites, boas gentes


Nesta fase ouve-se de tudo, adivinhou-se tudo, muito antes de acontecer, nesta fase..., algo conturbada; da vida da Coligação, Movimento ou Partido; da vida do Concelho; da vida do País.

Todos os dias temos de trabalhar ou estudar, da mesma forma compete a TODOS os eleitos (e não só) continuar a trabalhar em prol do Concelho e da sua população.

A Democracia tem mais de 30 anos, "já é crescidita" e está na Hora de mudar de "roupagem", dito de outra forma, é urgente a mudança na forma de fazer Politica.

Todos os eleitos têm o dever, a obrigação de tudo fazerem pela população que os elegeu.

Na Assembleia Municipal, na Câmara Municipal, nas Assembleias de Freguesia, nas Juntas de Freguesia, nos nossos empregos, onde quer que estejamos é nosso dever “lutar” para benefício dos nossos concidadãos.
É natural, e até saudável, que existam diferentes formas de ver o mesmo problema, pois a partir desse momento está aberta a discussão e que ganhe a melhor solução. Mas… para que tal aconteça tem que existir uma abertura de mentalidades, aceitar que a nossa proposta pode não ser a melhor, mas não devemos reprovar as demais apenas porque não são nossas.

O Povo decidiu dar mais votos a determinada “equipa”, e a vontade popular é SOBERANA, como refere a nossa Constituição.



----------------------------oOo----------------------------

Princípios fundamentais



Artigo 1.o

(República Portuguesa)



Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade

da pessoa humana e na vontade popular e empenhada

na construção de uma sociedade livre, justa e

solidária.



Artigo 2.o

(Estado de direito democrático)




A República Portuguesa é um Estado de direito

democrático, baseado na soberania popular, no pluralismo

de expressão e organização política democráticas,

no respeito e na garantia de efectivação dos direitos

e liberdades fundamentais e na separação e interdependência

de poderes, visando a realização da democracia

económica, social e cultural e o aprofundamento

da democracia participativa.



Artigo 3.o

(Soberania e legalidade)



1. A soberania, una e indivisível, reside no povo, que

a exerce segundo as formas previstas na Constituição.

2. O Estado subordina-se à Constituição e funda-se

na legalidade democrática.

3. A validade das leis e dos demais actos do Estado,

das regiões autónomas, do poder local e de quaisquer

outras entidades públicas depende da sua conformidade

com a Constituição.
----------------------------oOo-----------------------------


Mas… o Artigo 2º termina com… << … e o aprofundamento da democracia participativa. >>

Sendo a Constituição da Republica Portuguesa, a Lei Primeira do nosso País e Nação, ao participarmos no desenvolvimento da Democracia apenas estamos a cumprir um dos seus Princípios Fundamentais.

Daí a importância da participação, de 11 a 17 de Novembro, nas cinco Freguesias do Concelho de Vila do Bispo, no Plano de Actividades e Orçamento para 2010.

Mas… não termina aqui o nosso dever, é em cada dia do ano que temos que estar alertas, a Democracia tem demasiados inimigos. Compete-nos a nós lutar por “Ela”.

Vitor Duarte disse...

Caro Fernando Cortes
Quero antes de tudo endereçar os meus cumprimentos.Penso também que farás (tal como os outros eleitos do PSD) um bom trabalho na Assembleia Municipal, agora na bancada. Mas perdoa-me a honestidade, não partilho contigo dessa importância da participação da população, na elaboração do próximo Plano de Actividades e Orçamento 2010.
Que a auscultação da população é importante? sem dúvida!. Mas para além do POPULISMO da medida e retirar espaço de manobra à oposição para uma eventual reprovação, ficará o quê?
-Pode ser usado pela Câmara, como informação complementar para a elaboração do citado plano. Nada que os eleitos dos diferentes partidos não sejam capazes de o fazer (sendo essa a sua principal obrigação), já que também eles são população e seus representantes.
-Ser essa auscultação assumida no plano como a grande política para o futuro. Mas aí o Concelho corre um sério risco, o de voltar ao tempo do "tapa-buraco", sem uma visão estratégica. Sejamos realistas, a população (ou quase toda),irá pronunciar-se SOBRE O ESPAÇO VISIVEL À SUA FRENTE, um plano assim não seria mais do que A SOMA DOS PLANOS DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTOS DAS FREGUESIAS.Em minha opinião o Plano de Actividades e Orçamento Municipal é muito mais que isto.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Pelo andar da carroça ainda estou a ver reuniões de baixo da figueira, com os grandes fazendeiros orquestrando "das suas justiças" e dos melhores rumos para o concelho.

ACABE-SE COM AS CÂMARAS E ASSEMBLEIAS.
DEIXEM O POVO GOVERNAR
AFINAL É ELE QUEM MAIS ORDENA.

MAS DEPOIS NÃO SE PONHAM A GANIR.

Que falta nos faz Sr.Gilberto Viegas.

Paulo Ribeiro disse...

Caros companheiros Fernando Cortes e Vitor Duarte,

Gostaria de endereçar algumas palavras aos dois:

Sobre o Vitor, quero INEQUIVOCAMENTE endereçar um grande abraço e deixar bem claro que concordo com a sua sobriedade de ver a questão, estou 100% de acordo e subscrevo cada uma das suas palavras.

Este é o PSD que conheço, que me fascina, que me faz perder tempo e dinheiro, que me motiva, pelo qual aqui estou...obrigado Vitor!

Este é o PSD a reagir ás adversidades que eu conheço.

Este é o PSD sóbrio, sem demagogias baratas, com os pés assentes na terra, e com os objectivos sérios e claros de fazer algo de positivo. Foi por ter gente que pensa assim que aqui me juntei.

Amigo Fernando Cortes,
Lamento não concordar consigo.
Sei qu as suas ideias são genuinas, são do coração, e até concordo com todos os pontos da Constituição Portuguesa que evocou (pudera, sou portugês)... mas amigo, não destaque só a ultima frase do nª 2, que citou.
Amigo Fernando cortes, o Nº 2, como todos os outros são integros, têm mais frases. Se destacarmos só as frases que queremos, não estaremos a detorpar a Constituição, que tanto parece querer idolatrar?

Depois há outra questão, essa mais grave:
Evocar a constituição para concordar com a tentativa de fazer campanha eleitoral fora de epoca, como parece que é a pretenção do Presidente da Câmara, isso parece-me roçar o ridiculo!

O presidente da Cãmara foi eleito, assim como a sua equipa, assim como o seu programa. CERTO??

Não pode haver aqui outra leitura.

Não pode haver aqui hesitações!!!!!

Quem foi eleito tem que governar com a sua equipa e com o programa que submeteu a sufragio!

NÃO PODE DIZER QUE NÃO ESPERAVA GANHAR.
NÃO PODE DIZER QUE NÃO TEM EQUIPA.
NÃO PODE DIZER QUE NÃO TEM PROGRAMA.
NÃO PODE DIZER: ...AJUDAM-ME A FAZER UM PROGRAMA...??
E... NÃO VOU ADMITIR QUE DIGA:... AGORA O QUE É QUE EU FAÇO???

Entendeu a questão, amigo Fernando?
O tal nº 2 da Constituição que fala no pluralismo de expressão e organização politica democraticas, no respeito e na garantia de efectivação dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependencia de poderes (que vêm antes da frase que destacou), segundo a minha leitura dizem o seguinte:
-Quem ganha governa com o que prometeu;
-Quem perde responde pelo seu eleitorado, porque apesar de serem minoria, têm o direito á representatividade. ESTAREI ERRADO?

UM grande Abraço aos dois,
Paulo Ribeiro

Anónimo disse...

Mai nada. E quem escreve assim merece palmas...

;)

O 3º Candidato disse...

Antes de mais um muito obrigado, não apenas ao Vitor e ao Paulo, mas a todos os que por aqui passam e deixam, de uma forma ou de outra, as suas ideias, sugestões, opiniões.

Esta é a diferença entre as diversas equipas, debate, troca de ideias, opiniões diversas, mas um fim comum.

"estória para adormecer"
Para chegar a Sagres utilizo a estrada que vem de Aljezur e a que vem de Lagos (muitas vezes utilizo a de Barão de S. Miguel). Mas chego a Sagres.

Poderiamos atribuir uma estrada a cada "partido" e só circulavam por lá os da respectiva cor.

Quando uma estrada estivesse em obras, o transito era fechado só para os daquela cor. E assim cada um tratava da "sua" estrada.

Vamos terminar aqui a "estória" e falar de realidades (em forma de História).

"Em tempos idos, uma carrinha deslocava-se de Vila do Bispo a Sagres para transportar crianças para a natação em Lagos, após intervenção do Sr. A? ou P?, na Assembleia Municipal a dita viatura deixou de se deslocar a Sagres, passando os pais a deslocar-se em viaturas próprias para ir levar as crianças a Vila do Bispo (ficaram a ganhar as crianças e os familiares?)(outra pergunta: Vai haver natação este ano?).

Fim de História.

Esta NÃO É, SEGURAMENTE, a minha forma de estar na politica, nem hoje nem nunca.

A Câmara contrair um empréstimo para a Construção, Manutenção e Exploração de uma piscina? Com que pessoal? Quais os custos?

As creches não serão uma prioridade para o Concelho?

Será que eu, quer como eleito quer na qualidade de cidadão eleitor (que não deixo de o ser pelo facto de ser eleito) não posso ou não devo intervir nos destinos do meu Concelho?

Será que não posso votar contra um Plano e Orçamento, que considere lesivo aos interesses do Concelho pelo simples facto de nele ter participado como cidadão?

Considero as creches de prioridade máxima para os interesses do Concelho, mas se ao lado estiver um Ferrari para a presidencia, na impossibilidade de votar rubricas em separado, serei obrigado a chumbar. Se nalgum ponto detectar a "possibilidade" do encerramento do Porto da Baleeira, medidas que levem à extinção do Municipio de Vila do Bispo, voto claramente contra.

Na Politica nem sempre as escolhas são fáceis, por quase nunca existir transparência, mostram-nos um projecto magnifico para o Concelho mas...
no mesmo pacote vêm 10 ou 15 presentes envenenados.

Mas... posto isto, também não fará sentido chumbar um Plano e Orçamento antes de o ver.

Se me for possível, em tempo, participarei, nem que seja por meio electrónico.

ESTA É A MINHA FORMA DE ESTAR, COM TRANSPARENCIA, CORRENDO TODOS OS RISCOS (mesmo o de ser corrido).

No entanto respeito a vossa forma de pensar, espero que compreendam a minha.

Paulo Ribeiro disse...

Amigo Fernando Cortes,

Penso que estamos esclarecidos quanto ás nossas formas de pensar. São só diferentes...
Só me resta deixar claros algums pontos, e vou começar do fim do seu comentário para o inicio (só para ser diferente também, hoje...)
Em primeiro lugar quero deixar claro que respeito a sua forma de pensar e de estar na politica, assim como diz que respeita a minha...

(Não diz que compreende, mas espera que eu compreenda... e eu, á minha maneira, compreendo a sua)

Por ter tanta vontade em participar na auscultação do Plano de Atividades para 2010 que o Sr. Presidente da Câmara quer levar a cabo, não vejo qualquer impedimento em o fazer, nem vejo algum mal nisso, nem tão pouco alguma lógica, se ao participar, "acenar" com um "mesmo que seja corrido", embora seja entre parentesis...
No PSD, que eu saiba, nunca ninguem foi corrido por exercer os seu direitos de cidadania...

Aliás, neste momento não é preciso correr com ninguem.... eles fogem a sete pés!! ehehehehe...!

Por todos os argumentos que exemplifica no seu comentário, pela experiencia politica que tem, pelo percurso politico que fez, só me espanta é ver que não se interroga o porquê de não se seguir a forma correcta e democratica de fazer esta acção!

Vou dar um exemplo:
Acabamos de sair tambem de umas eleições legislativas, e antes de formar governo e de apresentar programa, o Sr Eng. José Socrates percorreu todos os partidos com assento parlamentar. Certo?
Que lógica teria agora o Primeiro-Ministro fazer reuniões com toda a população, porventura em todas as capitais de distrito (se fosse a todos os concelhos nunca mais sairiamos daqui...!) para auscultar a população com vista a fazer um Programa de Governo?? Está ver porque falo tanto em REPRESENTATIVIDADE?
Eventualmente, acredito que até achasse bem, amigo Fernando, para você poder dizer uma coisas na cara do Sr., e alem de alimentar o seu ego, descansar a sua consciencia. Mas as coisas não funcionam assim...
Penso que este exemplo é o mais elucidativo que consigo arranjar para provar ao meu amigo que o que ai vem a partir de amanhã é populismo puro, que nunca dará em nada, mas que provou já que não respeita as outras forças eleitas. E desta ideia não me demoverá!
Contudo, que fique bem claro que aquilo que aqui fizemos foi tão somente trocar ideias e análises segundo o entendimento particular, de cada um, nesta matéria.
Por mim, o meu amigo, enquanto cidadão, eleitor, eleito, municipe, pai, marido, etc. tem todo o direito de participar em tudo onde a sua consciencia e preserverança o levar!!

De uma coisa tenha o meu amigo a certeza, e espero que a mantenha sempre presente:
Nada tenho contra este Presidente de Câmara, e espero que esteja sempre á altura dos desafios que este concelho representa,assim como espero que ele tenha sempre presente que a oposição (da qual o meu amigo tambem faz parte, ...né?) não está lá só para se opor! Se ele quiser construir algo em conjunto, estaremos sempre abertos ao dialogo. (Não estamos??)

Um abraço
Paulo Ribeiro

Anónimo disse...

Na ultima Reunião de Câmara a 1ª medida politica... aumento dos impostos municipais. Aprovado o aumento do Imposto Municipal sobre Imoveis. Não foi preciso ouvir a população !!! Empresas e pessoas a pagar mais em altura de crise. E os abutres assistem elogiando.

Joana Neves disse...

Pois bem meus amigos....
A população votou, não votou? Começou pelo aumento do Imposto Municipal e ainda nem há um mês que o "Sr Presidente" está em funções. Já sinto algum clima de arrependimento na população. Pois bem....população do concelho de Vila do Bispo, desculpem a minha frieza (não é hábito) mas estão a colher aquilo que semearam. Durante os próximos 4 anos vão-se lembrar muito do Eng. Gilberto Viegas, não só porque fazia a obra que a população tanto queria mas também porque trabalhava (no seu gabinete, que tantos criticam) para população.
Tanto que o Eng. Gilberto Viegas trabalhou para que alguns projectos fossem realizados em Vila do Bispo, agora vai tudo de água a baixo!! É isso que voçês querem para o vosso concelho?
Já tenho saudades da sua Gestão, empenho, organização, dedicação e fidelidade na Câmara de Vila do Bispo, Engº Gilberto Viegas...acredito que este seja o sentimento de muita gente, mas não o assumem.
Beijinhos
Joana Neves

Anónimo disse...

Pois por um lado actuam sem fazer a acção participativa noutras inventam que estão a auscultar o povo mas só para enganar, para dizer que estão a cumprir o prometido, mas irão fazer o que querem E MAL pois são uns chavalecos que apenas sabem o administrativo da coisa mais nada, na verdade toda a gente pensava que o gigi ganhasse incluindo eles, mas só que agora estão eles à frente dos destinos do concelho e estão tramados hahahaha
e nós também.
Viva PSD

Anónimo disse...

Na altura do Presidente Gilberto, e nem à 1 Mês foi havia dinheiro para tudo... e ainda baixava impostos.
AGORA é só sugar o POVO.

Anónimo disse...

O POVO ASSIM VOTOU, ASSIM RECEBEM DE GRACA E BOM GOSTO

E' BEM FEITO!!!!

Anónimo disse...

Força Joana ! O PSD e o Concelho precisam de Jovens como tu. O futuro de ambos está nas vossas mãos. Beijinhos

Anónimo disse...

O Adelino e alguns dos seus seguidores, dizem que o Gilberto deixou a Camara com 5 milhões de divida,acho bem que critiquem essa situação,afinal o Adelino quando deixou os Bombeiros ficou tudo pago,ninguém tem mais moral que ele para falar nesse assunto...tenham vergonha,o Adelino deixou os Bombeiros com mais de 100.000 contos de dividas e agora deu à sola...espertalhão,mas fala das coisas com uma lata que só visto,contado ningu´ém acredita...e eu não votei no Gilberto,mas não pactuo com mentiras,especialidade do Adelino.

Anónimo disse...

Também concordo com o anónimo das 16:21
Isto tem que vir a público e o PSD ainda nada lhes disse, e como quem nada diz consente...não fica bem na fotografia.

O Adelino em tudo em que se mete contrai dívidas e dá à sola... mas desta vez acho que já nem solas tem...fica mas é sem sapato.
E O CONCELHO DESFALCADO.

Anónimo disse...

Os abutres já andam a perder as penas ou por outra já estão a ficar com "pena".
Comem-se uns aos outros e o jantar ainda agora começou.
Já há menino dentro da Câmara a meter o rabo entre pernas e olho no chão.
Só que agora.......... os abutres deram-se a conhecer.
Animal mais nojento.

Anónimo disse...

A "matrafona do PSD" está contente com o que se está a passar no Concelho?

Jurou que trabalharia para o bem do Concelho.
Mas o que tem ela feito?
O Povo não perdoa traidores e para breve logo se verá.
Trouxa com ela para outro jardim zoológico.

Anónimo disse...

Sim ela vai para outro Jardim vai..na Madeira!!!!
e que leve o Cintra com ela para outra negociata do Século..............
Que o João Jardim logo lhe faz a jardinagem.