quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PSD – Vereador Nuno Rio

Entrevista

 Vila do Bispo - 350 anos de Elevação a Concelho


Pergunta :

É seguramente do seu conhecimento a total ausência da mais simples manifestação pública, por parte da Câmara Municipal de Vila do Bispo, sobre a passagem, a 26 de Agosto passado, dos 350 anos sobre a criação do Concelho de Vila do Bispo pelo Rei D. Afonso VI, em 1662. Acontecimento de tal importancia, que foi o próprio Presidente da Câmara Municipal, Senhor Adelino Soares, que para ele chamou a atenção na Sessão Solene comemorativa do “Dia do Municípiuo” em Janeiro passado, anunciando celebração condigna da efeméride. Que se lhe oferece dizer sobre esse silêncio e comportamento pessoal, institucional e político?

Resposta:

Quanto ao comportamento pessoal e político, não me pronuncio, uma vez que do ponto de vista pessoal entendo que cabe ao Cidadão o devido pronuncio, enquanto que a nível político existe um Partido Politico responsável pela sua eleição, que neste momento deve ser responsável pela justificação do sucedido. Remetendo-me exclusivamente ao ponto de vista institucional. Desse ponto de vista considero uma situação lamentável. O que está em causa não é só uma mera promessa feita no dia do Município e que agora se constata que fica por cumprir. Acima de qualquer justificação, o que está em causa, é o facto de a Instituição Camara Municipal de Vila do Bispo, ter privado os seus Munícipes da comemoração na devida data de um facto histórico muito relevante, que em honra do nosso orgulho e passado deveria ter sido assinalado com toda a dignidade. O não assinalar esta data, que deveria ter sido festiva para todos nós Munícipes, é um tremendo contra senso, senão vejamos: será que do ponto de vista da animação cultural do Município, faz sentido a Câmara Municipal investir os seus limitados recursos financeiros no patrocínio ao espectáculo de Comédia “Crise, Sexo e Facebook” que se realizou no dia 23 de Agosto no Centro Cultural de Vila do Bispo, e em seguida, três dias depois, no dia 26 de Agosto a comemoração dos 350 anos sobre a criação do Município ter sido completamente ignorada? Do meu ponto de vista esta situação para além de ser inaceitável, em nada dignifica o Município, seria de todo exigível, que no mínimo, fazendo uso do capital humano e patrimonial da Câmara Municipal, mesmo que sem qualquer gasto de verbas se assinala-se a data festiva. Será que no mês de Agosto, período em que o nosso Município está repleto de visitantes não seria uma mais-valia para todos assinalar a data, e dar a conhecer o nosso passado e história a quem nos visita? Fica desde já o desafio para que se comemore a data festiva no Próximo ano, a 26 de Agosto os 351 anos da criação do Município, mas neste caso, em vésperas de eleições Autárquicas!

Infelizmente para prejuízo de todos nós Munícipes, este mandato que é da responsabilidade do Sr. Adelino Soares e do Partido Socialista, tem sido rico em promessas feitas em campanha, mas não cumpridas na realidade. O mandato tem passado e nós continuamos à espera. Esperamos pela inauguração do Quartel dos Bombeiros. Esperamos pela abertura do Lar de Idosos e Creche de Budens. Esperamos pela construção do centro de alto rendimento de surf. Esperamos pelo pavilhão multiusos. Esperamos pela ETAR. Esperamos pelo novo sistema de abastecimento de água a Sagres. Esperamos pela construção do centro Escolar de Budens e muitos outros… Vila do Bispo necessita urgentemente de uma nova atitude, e principalmente de um novo rumo, com outras políticas e outras formas de estar.

10 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Nuno Rio.
Para o Adelino Soares só interessa entreter e dar musica a quem ele espera recolher votos.
O resto não interessa nada.
Crise, Sexo e Facebook, era mais importante!!
A incompetência no seu melhor........

Anónimo disse...

PODEMOS ESPERAR SENTADOS...

Pela ETAR de Sagres, pelo Centro de Surf, pela Habitação, pela abertura do Lar e da Creche, pela Inauguração do Quartel de Bombeiros, e... e... e... e..., tanta promessa, tanta mentira e tanta incompetência junta.

Um bom exercício é ler as entrevistas que o home tem dado durante estes 3 anos. Vejam tudo que o Mais e Melhor disse e o que (Não) fez.

Anónimo disse...

É isso mesmo força psd, força nuno

Nuno Miguel Henriques disse...

Caro Vereador do PSD,


Como militante do PSD e dirigente do mesmo, e autor e ainda director do espectáculo que refere no seu texto, «Crise, Sexo e Facebook», lamento antes de mais as suas fontes.

Cumpre-me informar, que esperava ter contado com a presença de companheiros no evento, que eu levei e produzi, sem patrocínio algum a Vila do Bispo, pois como referi no final do evento, tenho afectos a esse concelho e até referi que aí dirigi duas turmas pioneiras de aulas de teatro, no ano 2001, além de outros eventos realizados.

A Câmara não patrocinou e fomos nós que tratamos de tudo e apenas nos cederam o espaço, que é público e agradecemos, e até o equipamento foi da parte da nossa equipa, bem como a divulgação.

Ora a verdade é uma só. Já agora quando desejar fazer um debate no PSD sobre a Política Cultural, convidem-me que terei todo o gosto em estar presente.
Sei do que falo, como sabe as únicas moções em congressos nacionais do PSD sobre estes temas, foram da minha autoria.
Era bom, que percebesse que o prejuízo, nesse dia, foi pago por mim, pelo dinheiro que ganho nas aulas ou nas obras que publico e não por outras entidades.
Ora o bom nome da produção, tem de ser salvaguardado e espero que receba estas palavras, de alguém atento, mas que ficou triste pela ausência de mais gente no Centro Cultural.
De qualquer modo, apesar de vendermos nós os bilhetes, pelo que me foi dito, para um dia de semana, foi uma adesão maior do que era esperado.
Quanto ao resto, desejo-lhes um bom trabalho político, social e já agora cultural.
Saudações Sociais e democratas,

Nuno Miguel Henriques

O 3º Candidato disse...

A explicação é simples:

A Fundação Infante de Sagres, com sede nos Paços do Concelho (o ano passado), este ano mudou de sede, logo, talvez se deva esperar o ano de eleições para que "outra Fundação" "adiante" fundos para a realização de tal evento.

(adivinhem onde está sediada a FIS)

Obrigado Nuno

Anónimo disse...

Exmo. Sr. Nuno Miguel Henriques
Não é meu hábito enquanto membro do Executivo da Câmara Municipal de Vila do Bispo responder a Cidadãos através de comentários via blogs, no entanto, como desconheço outra forma de o fazer chegar à sua pessoa, aqui fica o registo.
As suas considerações não se remetem exclusivamente à Instituição Câmara Municipal de Vila do Bispo, e fazem referências a situações que de forma inocente ou não, são inaceitáveis e não correspondem à realidade. Sendo assim tenho a esclarecer-lhe o seguinte:
1 - Quando alguém se dirige à minha pessoa enquanto Vereador na Câmara Municipal de Vila do Bispo, é escusado ou indiferente, se auto anunciar como militante ou dirigente do PSD, porque essa circunstancia em nada influenciará a minha escolha, opinião ou tratamento.
2 - As minhas fontes não são passiveis de lamentos. As minhas fontes enquanto membro do Executivo são as mesmas que qualquer outro membro, nesta ou em qualquer outra Autarquia. As fontes são os Serviços da Câmara Municipal de Vila do Bispo, nos quais tenho absoluta confiança e estima.
3 - Ao contrário do que o Sr. afirma, a Câmara apoiou e patrocinou o evento, na medida em que deliberou por unanimidade isentar a produção do “Teatro Azul” e” “A Voz das Ideias” do pagamento da utilização/aluguer do auditório do Centro Cultural. Mais informo, que no que diz respeito ao espectáculo a que o Sr. fez referência, deu entrada nos serviços da Divisão de Cultura e Desporto, com data de registo 09/08/2012 um pedido de apoio com o nº29303, que solicitava: -Cedência do auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo, com isenção do pagamento de tarifas, - aquisição de 100 bilhetes, a preço com desconto, -alojamento e alimentação para a equipa; - divulgação do evento nos canais de comunicação do Município e com distribuição de cartazes. Sendo que a realização do espectáculo implicaria ainda: - a presença de um técnico de som durante o espectáculo (efectuando cerca de 4 horas extraordinárias) e a presença de um funcionário da autarquia na recepção (efectuando cerca de 6 horas extraordinárias).
4 - O Auditório do Centro cultural de Vila do Bispo, é um espaço Publico, mas por ser Publico não quer dizer que não tenha gastos e custos. Assim sendo, a utilização do referido espaço pela sua entidade promotora, não sendo uma associação com sede no Município, nem tendo feito prova de se tratar de uma associação ou entidade sem fins lucrativos, é tratada em conformidade com a tabela de tarifas do Município. Tarifas que em reunião o executivo deliberou por unanimidade (com o meu voto favorável) isentar a sua entidade de pagar, apreciando ou enquadrando o vosso espectáculo como de interesse Municipal, considerando-o relevante, e atribuindo-lhe como apoio o respectivo pagamento do aluguer do Auditório, conforme previsto na lei. Espero portanto que não restem duvidas relativamente ao patrocínio e apoio da Autarquia ao seu espectáculo.
5 - No que diz respeito ao PSD de Vila do Bispo e ao debate, tenho a informar que o mesmo é feito com muita regularidade, graças ao inquestionável espirito de partilha e sabedoria existente no Município a que tenho muito orgulho em pertencer. Se o Sr. tem disponibilidade para partilhar os seus conhecimentos connosco, informo que o Sr. independentemente de ter ou não moções em congressos do PSD, tem os contactos do PSD de Vila do Bispo ao seu dispor para nos remeter o seu reportório e áreas que está habilitado a falar ou opinar, para que possamos ponderar a inclusão da actividade no nosso plano de actividades para 2013.
(continua)

Anónimo disse...

(continuação)
6 - Quanto ao prejuízo que o Sr. anuncia, não me diz respeito a mim perceber ou avaliar, mas se o Sr. faz referência ao facto de que estavam mais pessoas presentes do que o esperado, parece-me então que o Sr. deveria falar em lucro em vez de prejuízo.
7 - Quanto ao bom nome da instituição a que o Sr. representa, é inequívoco e facilmente perceptível que nunca por mim nem pelo PSD de Vila do Bispo foi posto em causa.
8 - Quanto à presença de companheiros no espectáculo, estar ou não estar presente é uma decisão de cada individuo, não espere da nossa parte, que venhamos a utilizar os dados e contactos dos nossos militantes para promoção de eventos não partidários.
9 - No que diz respeito à minha entrevista que motivou o seu comentário, esclareço que a mesma não fez qualquer juízo de valor depreciativo ao senhor ou à entidade que o senhor representa. A resposta à questão que me foi colocada dizia respeito na sua essência ao facto da Câmara Municipal ter ignorado e privado os Cidadãos de Vila do Bispo de festejar e comemorar uma data histórica que a todos nós nos orgulha.
Obrigado
Nuno A. Ramos Leal do Rio

Anónimo disse...

é isso mesmo, toma lá e vai-te queixar à mãezinha se quiseres. estas avionetas tem a mania de vir pra cá pensar quisto é tudo deles. o gajo devia pensar que tava a falar com o adelino! é isso mesmo força nuno

Nuno M Henriques disse...

Caro Vereador Nuno do Rio,

Este é um blog do PSD, logo sinto-me melhor enquanto militante falar aqui e mais disse e repito, para que não pense que é uma questão política o meu comentário.

Depois tem de distinguir APOIO de PATROCÍNIO, porque são questões diferentes, muito diferentes, mesmo.

Patrocínio implica pagamento de valores de cachet, o que não aconteceu.

Quanto ao debate, aguardo o vosso convite e verei disponibilidade, e não falo de repertório, que não é isso que me refiro, pois era importante falar muito deste tema, num concelho com história como o vosso, mas se sabem e debatem tudo, ainda bem. Mas Vila do Bispo, é de todos os portugueses e como tal sinto o meu dever disponibilizar-me simpaticamente e não para ser recebido por favor ou jeito, ainda mais nas actuais circunstâncias.
Quanto ao estarem presentes companheiros, o que me refiram é que quem não vai, não pode fazer considerações de valor e era importante estarem em todas as actividades possíveis.
Subentendi que ficou surpreendido com as minhas palavras, em vez de as receber com agrado democrático, podendo estar equivocado, mas reitero que a minha intensão é corrigir um erro e o bom nome de um evento.
Aos Anónimos não respondo, porque não me queixo de nada, apenas de para o comum leitor, ficar com uma ideia errada, de que recebemos qualquer valor em dinheiro por parte da Câmara. Também levamos técnico próprio e fizemos nós, toda a divulgação, repito, toda.

Quanto ao espaço, de facto foi cedido, ora estranho era se tal não acontecer, nas cedências, o que provocaria mais ausência de actividades.

Mas o importante são as pessoas e espero que tenham um bom trabalho e alternativa, porque é esse o nosso desejo.

Fim.

Saudações sociais-democratas e até breve,


Nuno Miguel Henriques

Anónimo disse...

Atao mas estes gajos querem tudo a borla e ainda levar lucro. Haja vergonha