ATIVOS FINANCEIROS E PATRIMONIAIS “HERDADOS” POR ESTE EXECUTIVO, PROVENIENTES DA GESTÃO DOS EXECUTIVOS ANTERIORES ( DE ACORDO COM OS RELATÓRIOS DE GESTÃO DE 2009 E 2010 ).
1 - VENDA DE PATRIMÓNIO ( 9 Moradias + 12 Apartamentos + 6 Lojas + 12 Lotes em Barão + 15 Lotes em Sagres – € 675.000 das 9 moradias já arrecadados em 2010 ).
2 – Fundos Comunitários Aprovados com Despesa já paga até 2009, com créditos para 2010, com as Despesas da Requalificação da Salema cobertas a 100 %.
3 – Crédito Bancário Disponível aprovado e contratado pelo executivo anterior, com taxa de juro da Euribor a 6 meses e spread de 0,19 % , que cobrem em 40% todas as obras de Requalificação Urbana da Pedralva, Figueira, Barão, Vale de Boi, Salema e Vila do Bispo.
4 – Dívida de Terceiros à Câmara ( em 2010 foram arrecadados 412.000 e em 2011 já foram arrecadados 183.000 dos 30% de adiantamento da Fase II de Sagres, faltando 30% dos adiantamentos sobre trabalhos pagos e não executados da Rua do Pinhal, em Sagres, Requalificação da Pedralva e Requalificação da Salema ).
1 - 4.065.000,00 euros ( recebidos 675.000 em 2010 ).
2 - 427.970,00 euros ( recebidos 427.970 em 2010 ).
3 - 1.652.493,28 euros ( recebidos 443.000 em 2010 ).
4 - 938.538,22 euros ( recebidos 412.000 em 2010 ).
5 - 1.173.000,00 euros ( avaliado em 2011 por auditor externo ).
____________________________________________________________
TOTAL – 8.257.001,50 EUROS ( OITO MILHÕES, DUZENTOS E CINQUENTA E SETE MIL E UM EUROS... ).
NOTA: PODÍAMOS AINDA CONSIDERAR O VALOR DE 750.000 EUROS APROVADOS EM 2011 PARA FINANCIAR 50% DAS ESTRADAS DE BURGAU / BOCA DO RIO E RAPOSEIRA / ZAVIAL, COMPROMETIDOS COM O EXECUTIVO ANTERIOR, MAS PREFERIMOS SER SINTÉTICOS NA ANÁLISE, PORQUE MUITO MAIS HAVIA A ACRESCENTAR.
ENCARGOS POR PAGAR EM FINAL DE 2009 – “DÍVIDA DO EXECUTIVO ANTERIOR”, NÃO ESQUECENDO QUE OS ÚLTIMOS 2 MESES SÃO DESTE EXECUTIVO (SEGUNDO O RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2009).
Dívida a Terceiros de Curto Prazo - 6.935.573,34 euros, onde se incluem 5.200.000 de euros de investimento, dos quais 2.020.007,83 euros respeitam à construção do Lar e Creche de Budens ( investimento total – 2.500.000 euros ) e 1.320.000 das obras de Requalificação Urbana no Concelho ( Toda a despesa coberta por 40% do Crédito Bancário ), deste valor 417.009 euros da Requalificação Urbana da Salema, com cobertura de 100%.
EM RESUMO:
- ACTIVOS FINANCEIROS E PATRIMONIAIS
TRANSITADOS DE 2009 ------------------------------------------------------------ € 8.257.001,50
Importa pois concluir que, o valor dos ativos transitados do executivo anterior superam largamente o Passivo de Curto Prazo transitado, em cerca de € 1.300.000, sem considerar os referidos € 750.000 das Estradas, cujas Despesas estão contabilizadas no Passivo e ainda não considerando que o Lar e a Creche de Budens podiam e deviam ter sido candidatados ao POPH, o Lar e ao PRODER, a Creche, em cerca de 60% do investimento a fundo perdido ( € 1.500.000 ), que só a irresponsabilidade e incompetência do atual presidente da câmara determinaram que se perdesse.
Acresce referir que o Endividamento de Curto Prazo saltou de € 6.935.573, em 2009, para € 9.004.000, em final de 2010 ( Relatório de Contas de 2010 ), dos quais constam € 1.250.000 do "magnífico negócio" do Monte de S. António e cerca de € 1.000.000 às Águas do Algarve.
COMO SE COMPROVA, À MEDIDA QUE O MANDATO VAI DECORRENDO, AS DESCULPAS DO ATUAL PRESIDENTE COM AS “DÍVIDAS DO EXECUTIVO ANTERIOR”, QUE PASSOU DE GESTÃO DANOSA EM 2010, PARA GESTÃO DESASTROSA EM 2011, APENAS SERVE PARA JUSTIFICAR A SUA INCOMPETÊNCIA E INCAPACIDADE PARA GERIR A CÂMARA, LEVANDO-A A UM ENDIVIDAMENTO CADA VEZ MAIOR, COM DECISÕES RUINOSAS E SERIAMENTE COMPROMETEDORAS PARA O FUTURO. NÃO SÓ NÃO AMORTIZA OS ENCARGOS ANTERIORES, COMO OS FAZ DESLIZAR NO TEMPO E LHE ACRESCENTA MAIS DÍVIDA, AINDA POR CIMA MÁ DÍVIDA.
RECONHECE-SE QUE A CONJUNTURA ECONÓMICA É MÁ, MAS AINDA ASSIM, AS RECEITAS DO IMI E DO IMT EM 2010 AUMENTARAM, EM 2011 VÃO MANTER-SE, MANTENDO-SE DE PÉ A ALIENAÇÃO DO PATRIMÓNIO E COM FUNDOS COMUNITÁRIOS DISPONÍVEIS ATÉ 2014.
É POSSÍVEL E OBRIGATÓRIO FAZER... MAIS E MELHOR !!!!
ARRECADANDO RECEITAS CORRENTES, CRIANDO RECEITAS DE CAPITAL, REDUZINDO DESPESAS E SALDANDO COMPROMISSOS. ISTO É A GESTÃO MUNICIPAL E NÃO A GESTÃO DE MERCEARIA DE BAIRRO, COMO ESTÁ SENDO FEITA.
2 comentários:
Costumo estar de acordo convosco.
Porém sou obrigado, até pela analise dos ultimos anos, a discordar das vossas previsões.
Em primeiro lugar porque ao falar de previsão de receitas nunca se deve colocar IMI e IMT "no mesmo saco" porque estes impostos têm caracteristicas completamente diferentes.
Se por um lado a receita do IMT está dependente das condições de mercado e pode flutuar, ou seja, ser positiva ou negativa (aumentar ou diminuir),
Já a receita do IMI sobe todos os anos (mesmo que se baixe a TAXA, salvo rarissimas excepções), se a taxa se mantiver a receita É SEMPRE POSITIVA, ou seja, AUMENTA TODOS OS ANOS.
Daqui se conclui que os executivos MENTEM ao afirmarem que têm necessidade de subir as taxas de IMI para aumentar a receita. É M E N T I R A.
Admitindo que possa estar errado e em 2012 não se verificar (em algum Municipio deste País) o aumento da receita de IMI (mantendo as TAXAS), apenas poderei concluir que acabou a justiça neste meu adorado País.
Ass:
O Patriota
O bronco do Adelino vai-nos levar à ruína, e há muito boa gente que ainda come gato por lebre!!!!
mas quando derem por ela até miam.
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