domingo, 10 de outubro de 2010

LAR E CRECHE DE BUDENS “ OFERECIDOS “ À MISERICÓRDIA.


MAIS E MELHOR, não é ?

Equipamentos de extrema importância para as Freguesias de Budens e de Barão de S. Miguel e para o Concelho em geral, levaram a Câmara Municipal a avançar para a compra do terreno em Budens, com mais de 8 mil metros quadrados,  e investir 2,5 milhões de euros ( 500.000 contos ). É um valor considerável, pesado mesmo, para o Orçamento da Câmara, mas era uma necessidade imperiosa. Nenhum privado o fez, nem mesmo a Misericórdia de Vila do Bispo, a quem competia alargar o Apoio Social a todo o Concelho, já que ao fim de muitos anos, apenas se ficou pelo Lar de Sagres e pelos Centros de Dia de Vila do Bispo e Raposeira. Teve que ser a Câmara Municipal a resolver o problema de Budens, com o Lar, e de Barão de S. Miguel, com o Centro de Dia. A Misericórdia nunca tomou essa iniciativa, apesar de tanta conversa com Programas PARES e outras facilidadesapregoadas.


Perante um investimento de enorme valor, foi criada a engenharia financeira para garantir o Financiamento dos 2 Equipamentos, sem sobrecarregar demasiado as Contas municipais. Foi feita uma Candidatura do Lar, no valor de 1.700.000 euros, ao POPH, com 70%  a fundo perdido, ficando a Creche para candidatar a um outro Programa Comunitário, conforme estava negociado com as entidades responsáveis. Relativamente à restante verba, para não sobrecarregar a Tesouraria da Câmara, foi proposto um Empréstimo de 1 Milhão de Euros, a 20 anos, com um Spread de 0.32 %  cujo encargo anual permitia à Câmara pagar o Lar e a Creche sem grande esforço.


O Empréstimo foi reprovado, em Dezembro de 2008, pela Bancada do Partido Socialista, liderada pelo Sr. Adelino Soares. Esse mesmo, aquele que veio depois queixar-se que tinha herdado  uma grande dívida, em Dezembro de 2009. Só do Lar  e da Creche são 2,03 Milhões de euros, perdendo-se assim um financiamento de 1 milhão de euros.

Relativamente à Candidatura, veio a mesma a ser Reprovada em ABRIL de 2010, dado que o actual Presidente, embora sabendo por alguns  colaboradores internos ( sobre este assunto daremos as devidas explicações oportunamente ), durante a campanha eleitoral, de que haveria alguns documentos a enviar ao gestor do Programa, tomou posse em Outubro de 2009 e limitou-se a procurar atribuir culpas ao Presidente anterior, em vez de agarrar o assunto com unhas e dentes. Não fez nova candidatura, nem a este, nem a outro Programa, deixando passar 10 meses, até à Recepção Provisória da Obra, em 3 de Agosto de 2010. Data a partir da qual, não é mais possível fazer qualquer candidatura. Estas são as Regras dos Fundos Comunitários. Com isto perdeu-se 1,190 milhões de Euros para o Lar e também se perdeu a possibilidade de Candidatar a Creche a qualquer Programa. Com tudo isto, perdeu-se o Financiamento total do Lar e da Creche, em mais de 2 milhões de euros, ficando agora a Câmara com um encargo total de 2,5 milhões de euros para pagar ao Empreiteiro, sem quaisquer contrapartidas financeiras, seja da Banca, seja de Fundos Comunitários.     

MAIS e MELHOR, não é ?

Cumprindo o compromisso eleitoral, com a Misericórdia e, principalmente, com o seu Provedor, militante do PS e Mandatário da Candidatura do Partido Socialista e do  Sr. Adelino Soares, a Câmara Municipal, com os votos favoráveis dos 3 Membros em permanência ( 2 socialistas e 1 que não sabe bem o que é, dixit ), decidiu entregar à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, a Gestão total e absoluta do Lar e da Creche de Budens, por 20 anos, renováveis, sem quaisquer contrapartidas e sem que a Câmara tenha qualquer palavra a dizer na admissão de utentes, ou nos valores ou contrapartidas, pagos pelos utentes, idosos ou crianças. E ainda, sem quaisquer contrapartidas financeiras pela exploração dos 2 equipamentos. 

 MAIS E MELHOR, não é ?

Acresce referir que, a Santa Casa da Misericórdia é uma Instituição Social, mas é uma Entidade Privada e que, numa situação destas, a Lei, o Bom Senso e a Transparência dos procedimentos, até pelas ligações Partidárias (  O Provedor e o Presidente da Câmara são do mesmo Partido – PS, fazem parte conjuntamente, ou fizeram, de  outros órgãos sociais, no Partido e nos Bombeiros e ainda, um foi mandatário da candidatura autárquica do outro ), obrigava a que fosse feito um Concurso Público, com critérios rigorosos e bem definidos, para Concessionar a Gestão e Exploração do Lar e da Creche de Budens, salvaguardando-se o Interesse Público e os interesses da Câmara Municipal, que fez um investimento de 2,5 milhões de euros e fica com esse encargo a pesar-lhe no Orçamento e na Tesouraria, entregando os equipamentos de mão beijadaà Misericórdia, sem controlo, sem segurança e sem quaisquer contrapartidas.   

MAIS e MELHOR, não é ?

Todo o Processo de entrega do Lar à Misericórdia, negociadoentre os comparsas, desde Dezembro de 2009, é uma autêntica FARSA. Meteu-se o Centro Social da Figueira pelo meio, tentando atirar areia para os olhos dos distraídos, sujeitando as duas Instituições a critérios definidos internamente, sem apreciação e aprovação do Órgão Executivo, sabendo-se à partida, que só a Misericórdia tinha condições para cumprir aqueles critérios.   A ISTO CHAMA-SE FRAUDE !

O PSD votou contra esta NEGOCIATA, pelas várias razões explicadas anteriormente e por termos o entendimento que um Equipamento de 2.5 milhões  de euros do erário público municipal, dinheiro  dos contribuintes, a sua importância no apoio social a cidadãos idosos carenciados do Concelho, quer em internamento, quer em apoio domiciliário, não pode ser alvo de negociatas e compadrios, decididos e aprovados por 3 pessoas, sem Concurso Público e sem critérios rigorosos e transparentes.
Salvaguarda-se aqui a imagem da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, instituição que nos merece todo o respeito e consideração, enquanto agente do apoio social e pelos seus estatutos de funcionamento, mas não podemos pactuar, ou sequer ignorar, com os métodos utilizados por alguns dos seus responsáveis. Não confundimos pessoas com Instituições. Muito menos aceitamos, REPUDIAMOS  mesmo, a forma como os interesses públicos municipais e a gestão da Câmara, estão a ser conduzidos pelo Executivo Socialista, ao qual se aliou uma vereadora eleita nas listas do PSD e que merece a nossa total REPROVAÇÃO, neste caso, como em vários outros. 

Acresce dizer que, é nosso entendimento, este assunto, Concessão da Gestão e Exploração do Lar e Creche de Budens por uma Entidade Privada, por 20 anos, carece de Aprovação da Assembleia Municipal. Este é o nosso entendimento !

Também não temos dúvidas que, depois deste Objectivo cumprido, o passo seguinte será a exterminação do papel social do Centro Social da Figueira, na freguesia de Budens, e o imediato resgate do Centro de Dia de Barão de S. Miguel, para a Posse ( gestão e exploração ) da Misericórdia de Vila do Bispo. Assim se concretizará a grande ambição de alguém e os desejos ( acordos ) eleitorais de Outubro de 2009 com a Misericórdia e, principalmente, com o seu provedor. 

MAIS E MELHOR, não é ?


27 comentários:

Anónimo disse...

POIS A RAPAZIADA ROSA NA MENTE DELES TUDO É FÁCIL MAS CONSTRUIR AINDA NÃO VI NADA, FAZ PRECISAMENTE 1 ANO QUE TOMARAM POSSE E O CONCELHO ESTÁ PARADO EM TERMOS DE DESENVOLVIMENTO DIVIDAS JA SÃO CERCA DE 12MILHÕES DE EUROS ESTE SENHOR ADELINO ESTÁ A FAZER EXACTAMENTE O QUE O SOCRATES FAZ A NIVEL NACIONAL QUE É ESTAGNAR A ECONOMIA LINDO MENINO,REALMENTE QUEM SAI AOS SEUS CROMOS
NÃO DESTOA MUITO.MENOS E PIOR E VIVA O GOVERNO DOS XUCHALISTAS.EU VOU É PARA ILHA.......

Anónimo disse...

"Tretas"

E AINDA ALGUNS ESTÃO NA DUVIDA se o orçamento de estado deve ser chumbado, ou se o executivo de Vila do Bispo está a gerir bem os destinos do concelho?

Livra, tanto a gestão da Câmara como do país estão em boas mãos, sim senhor.

MAIS E MELHOR? Só se fôr na mentira e nas...

"Tretas"

Anónimo disse...

mais uma pro ministerio publico

Anónimo disse...

100% Laranjinha

Faz hoje 1 ano que o nosso concelho começou a entrar para o abismo que não sabemos onde vai parar.
Não à nínguem ke consiga parar com esta vergonha?
Isto da Santa Casa é uma VERGONHA E UM ROUBO ke se faz aos utentes ke precisam dos serviços do SRº Vitor e seus funcinarios(não todos) ke lá estão a trabalhar.
Agora vão tomar conta do lar de Budens!!!
Obrigado ADELINO TAS A FAZER UM LINDO TRABALHO, BEM NO LAR JÀ TENS LUGAR.
Mas talvez antes de ir para o lar e muito capaz de ires de para outro sitio muito menos agradavél(cadeia).
Que vergonha, onde este concelho vai parar!
Se isto tudo passou num SÓ ANO, o que nos espera nos restantes!

UMA VERGONHA, ESTAMOS A SER GERIDOS POR UMA CAMADA DE XULOS E OPORTUNISTAS.

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo,tudo o que aqui é dito sobre Lar de Budens e Creche....mais, também a negociata é verdade que é um plano do sr. Vitinho da Misericórdia e Adelino Soares,asim é mais um favor que fica pago,depois em quaiqueres eleições é só apitar ao amigo Vitinho e é um fartote de Carrinhas do Lar ou Bombeiros ou até de ambos,carregando velhotes para votar nos Xuxas,mas só com o agreement do Vitinho,que já tem a alcunha de Papinha, mas ainda espera chegar a Papa.

Anónimo disse...

http://www.cm-viladobispo.pt/NR/rdonlyres/05770C2D-1482-40B9-B39E-E1026425A60A/0/protocolo.JPG


Sem comentários....

Fonte CM de Vila do Bispo

Anónimo disse...

Pela afluência ao blogue vê-se que a Xuxaria está curiosa, mas deviam era de estar envergonhados das negociatas que pra aí andam.

Anónimo disse...

Ora vejam só os beneficios pessoais conseguidos pelo Vitinho do Lar....1- Bombeiros pagaram o PT que era suposto ser pago pela nora do dito Vitinho...poupadinhos + de 30.000 euros.................2- Cargo de chefia para a nora do dito Vitinho +2500 euros por mês................agora um Lar À BORLA E UMA CRECHE À BORLA....2.5 milhões de euros....completamente á borla......para o amigo gerir,usufruir e utilizar como arma politico-eleitoral......mamou como ninguém.....Corrupção,favorecimento pessoal,utilização do erário publico em beneficio pessoal......nunca ninguém abusou como estes chulos.

Anónimo disse...

Vitinho és o Maior....finalmente mamas como queres,está feita a tua vontade....mesmo que o Concelho fique na miséria,aquilo que interessa é que tu tás safo....o resto são cantigas.....és o Maior.

Anónimo disse...

Não esquecendo ainda o investimento feito pela CMVB para "alojar temporariamente" a GNR estando o Vitinho a cobrar renda do investimento feito com o nosso dinheiro.
Vitinho ÉS O MAIOR.........PORCO.

PESSOAL METAM TUDO ISTO NO MINISTÉRIO PÚBLICO A ERA EM QUE NO CONCELHO ERAM UMA MÃO CHEIA DE ANALFABETOS À MUITO ACABOU.

NÓS QUEREMOS UM CONCELHO LIMPO E TRANSPARENTE FORA COM A CORRUPÇÃO.

Anónimo disse...

E chamam a isto Misericórdia?!!!!!!!
Eu direi que a Santa Casa está muito mal representada no Concelho de Vila do Bispo.

Anónimo disse...

Leram o Jornal do Algarve? O Sr. Adelino aproveitou para esclarecer sobre o Lar de Budens, o Centro Escolar. E pasme-se o número de pessoas a participar baixou. Conclusão, há menos reclamações a apresentar sobre os buracos e outras coisas assim. Tamanho é o atestado de incompetência e de burrice que o Sr. Adelino passa à população do Concelho. Não será que a participação diminuiu porque (e só decorreu uma ano de mandato) a população já não acredita no Sr. Adelino e restante equipa que o apoia. As malandrices são tantas...

Anónimo disse...

como é possivel um semi analfabeto como o sr.Vitor que tem como hablitações a 4ª classe ser Provedor dos lares todos do concelho,isto mais parece a Guine do kumba Lálá Adelino realmente tu és uma anedota como alcaide.Ainda tiveste o descaramento de comemorares 1 ano de mandato das tuas trapalhadas e descrédito total da tua personalidade enquanto pessoa.Demite-te dedica -te ao futebol de praia como dizia outro.

Anónimo disse...

Orçamento participativo sexta feira em Sagres com que fim vão realizar isso?será para anunciar as dividas que contraiu já superiores a 12 milhõess de euros num ano de mandato?o bimbo vai prometer Obras onde? só se for para comunicar que as vigarices encapotadas por promessas eleitorais já se esgotaram há muito tempo.HAVIA UM MENTIROSO QUE TODAS MANHÃS QUANDO SE PENTEAVA OLHAVA PARA O ESPELHO E PERGUNTAVA: ESPELHO MEU HÁ NO MUNDO MAIOR MENTIROSO QUE EU? .............ÉS TU EL ADELINO O BIMBO ATRASADO MENTAL...........

Anónimo disse...

O que está escrito na mensagem é uma grande verdade. Já todos sabiamos desde as eleições que o Lar e a Creche de Budens iam ser entregues à Misericórdia. E tambem acredito que o Centro de Barão mais dia menos dia tambem lá vai parar.
Não há vergonha nem transparencia. Quero, posso e mando mesmo sem regras. Só fica surpreso quem andou distraido.

É o Xuxalismo no seu MELHOR !

Anónimo disse...

""""""Demite-te dedica -te ao futebol de praia como dizia outro."""""
Aqui também ninguém o quer está gordo e anafado que nem um texugo.
Depois de bater uns anitos na choldra a malta reconsidera e reaprecia a aplicação se é que até então não tenha perdido por completo o senso da bola.
Quanto mais o bandulho enche mais o espírito encolhe.

Anónimo disse...

((como é possível um semi analfabeto como o sr.Vitor que tem como habitações a 4ª classe ser Provedor dos lares todos do concelho))

Muito fácil,
Em terra de cegos quem tem um olho é Rei.
Só que esse olho já esta desactualizado, o concelho e as suas gentes evoluíram e é hora de esse "senhor" prestar contas do que tem andado a fazer todos estes anos.

Ana Maria disse...

Todos sabemos que o Rei da Caridade é um semi-analfabeto, mas isso não invalidava que fosse um bom homem e que na realidade quisesse ajudar o próximo, claro que tem que ter o seu ordenado e umas tantas mordomias, porque não?

Agora o que aqui estamos a falar é de alguém que usa e abusa da posição que ocupa usando-a contra pessoas desfavorecidas ou necessitadas dos "seus favores" para beneficio próprio seja com fins políticos ou pessoais.
Resumindo.....o que se está a passar neste concelho é degradante e vergonhoso.

Anónimo disse...

atenção com o nuninho surfista o pior

Anónimo disse...

O Nuninho surfista está a fazer a folha ao Adelino. Ele sabe que o Adelino está queimado e alimenta a esperança de um dia o substituir. Só que o Adelino não é tão burro quanto parece vai-lhe dando corda e por fricção arde com ele também.
Chama-se a isto "um caso de bombeiros" ;)

Anónimo disse...

O uso e abuso das posições ocupadas por pessoas cuja moral, dignidade, honrstidade e muito mais são so de aparencia , presta-se a tudo e muita e muita coisa. Saibam o que aconteceu com o rei da caridade, vitor das lares no lar de Sagres. Acreditem que vale a pena investigar.

Anónimo disse...

Epá mais o lar de Sagres para investigar? vai não vai teremos a PJ em força ao serviço do Concelho de Vila do Bispo.
Dá daí uma dica para ver se essa já faz parte da lista.

Anónimo disse...

Mas afinal o que aconteceu com o Rei dos Lares e das Misericórdias?????.....ainda não percebi,mas que deve ser boa não tenho duvidas....esse senhor só faz das boas....a Misericórdia é dele e de quem ele quiser.

Anónimo disse...

Se esse tipo tivesse vergonha ja teria pedido a demissão de provedor. Se as pessoas que trabalham no lar não falam sera porque t~em medo das represalias ou serem despedidas. O mesmo acontece com os idosos, cujo tratamento não sera o mais correto e a alimentação não se fala. Claro que esses ainda tem mais msdo do patrão, e dono da mesericordia. Com o tempo se ira sabendo os atos e malabarismos que o rei da caridade entre aspas tem praticado.

Anónimo disse...

Vivi 31 anos no concelho que dizia nunca sair....no meu antigo concelho é só para os ricos...

Os jovem estão a sair do concelho
*Sagres e vila do bispo em primeiro lugar as outras aldeias ficam para trás....só se salva as aldeias perto da praia....que até ai querem mexer....

Anónimo disse...

Mais e melhor deixa-me rir antes que me esqueça,eu digo mais e pior o conselho está parado desde que tomou posse não fez nada só aumentou as dividas, só deu emprego aos amigos despediu os amigos do pcd agora são os amigos do ps e estamos sempre na mesma não á melhoras pelo contrario só pioramos não pagam a quem devem e só ajudam os amigos do sr. presidente que não seu onde aprendeu a gerir uma camara numca deveria ser eleito mas para algumas pessoas deulhes jeito por isso elejerão-o com respeito a habitaçãoes faram feitos uns apartamentos que estão fechados ja desde o anterior presidente não sei o que espera para os aranjar e vender gue tanta falta faz á população e o dinheiro a camara para pagar a quem devem. E com respeito a creche de budens que tanta falta nos fáz nunca mais é sabado á um ditado que diz nem o pai morre nem a gente almoça agora dizemn que vai abrir en breve dentro de 9 meses, as inscrições para o trabalho vão buscar as pessoas ao fundo do desemprego e teem que ter o 9ºano de escolareidade é uma pouca vergonha deveriam selécionar as pessos estando no fundo do desemprego ou não todos deveriamos poder escrevernos depois selécionavam as que fosem preciso deveriam dar epotises as pessoas do conselho porque á muita falta de emprego, e com isto termino este meu pequeno comentario mais um desabafo de quem vive no conselho e esta farto de ijustiças e de corruptos.

Anónimo disse...

SÃO UNS CORRUPTOS ANALFABETOS E SEM EXPERIENCIA, TEEM EXPERIENCIA PARA O MAL E PARA ENGANAR O PROSIMO COMO DIZ O OUTRO ESTAMOS ENTREGUES Á BICHARADA