sábado, 20 de julho de 2013

A Politica Baixa do PS Vila do Bispo e Adelino Soares


Quando pensávamos que o Partido Socialista de Vila do Bispo já se tinha arrependido e remetido à vergonha do mais e melhor que prometeram a Vila do Bispo em 2009 e não cumpriram, mais uma vez em vésperas de eleições autárquicas voltam a utilizar os moradores do Bairro da Liberdade em Sagres para fins políticos e eleitoralistas, ofendendo  aqueles que não lhe permitem que façam do concelho a sua coutada, mentindo descaradamente sobre o Bairro da Liberdade, como mentiram em 2009 sobre o Quartel do Bombeiros.

Para a intriga que foi posta a circular na rua, nós respondemos com a verdade.

Assim sendo, temos a esclarecer o seguinte:

1-      NUNCA o PSD Vila do Bispo ou os seus autarcas, “colocaram em tribunal a entrega das casas às pessoas de forma a inviabilizar a legalização”, como afirma o comunicado pelo PS posto a circular.

2-      O PSD de Vila do Bispo fez um pedido de averiguações / inquérito ao processo de permuta entre a Câmara Municipal de Vila do Bispo e o Sr. José de Sousa Cintra (acordo sobre o Bairro da Liberdade em Sagres), como podem ler no comunicado do PS (Processo Administrativo nº 23/2010).

3-      O PSD, como é sua obrigação, denunciou, na devida altura, o protocolo na Câmara e Assembleia Municipal, mas só o fez para o Tribunal depois das escrituras terem sido efetuadas, para evitar que o Sr. Adelino Soares, mais uma vez, tentasse prejudicar terceiros com objetivos políticos.

O PS afirma, resolvemos em 6 meses o que Gilberto Viegas e o PSD não conseguiram resolver em 16 anos!

Não foi só o PSD e o Eng. Gilberto Viegas que não conseguiram resolver o problema do Bairro da Liberdade, foram todos os presidentes de Câmara que o antecederam, tanto CDU como PS, e não conseguiram porquê?

Porque os terrenos do Bairro tinham vários proprietários, Abel Figueiredo Luís, Álvaro Calhau Rolim, José de Sousa Cintra e a Câmara Municipal, desconhecemos os motivos que levaram os presidentes de Câmara que antecederam Gilberto Viegas a não resolver o problema, mas sabemos os motivos que levaram o Eng. Gilberto Viegas a não conseguir legalizar totalmente o Bairro. Não esquecer que ficaram criadas todas as condições para passar 47 lotes para o nome dos moradores, só não foram feitas as escrituras porque o Sr. José Luís Mateus recusou-se, por ser candidato à Junta de Freguesia de Sagres pelo PS e ter assumido compromissos políticos, como podemos vir a constatar no seu manifesto eleitoral.

Porque é que o Eng. Gilberto Viegas não legalizou os restantes 47 lotes?

Porque esses 47 lotes estavam implantados em 3 terrenos do Sr. José de Sousa Cintra, que totalizavam uma área de 15.800 m2 e o Eng. Gilberto Viegas recusou-se a trocar esses 15.800 m2 do Bairro por 15.800 m2 de isenções de cedências nas urbanizações a aprovar ao proprietário, pelo facto de ter um parecer jurídico que lhe dizia que esse acordo era ilegal.

Qual foi o motivo que levou o PSD Vila do Bispo solicitar um pedido de averiguações/ inquérito ao processo de permuta entre a Câmara Municipal de Vila do Bispo e o Sr. José de Sousa Cintra?

O motivo foi a permuta em causa estar ferida de ilegalidade e prejudicar o município em centenas de milhares de euros, senão vejamos:

O Sr. Adelino em vez de 15.800m2, deu 25.600m2 em troca, no mesmo regime ilegal considerado no parecer jurídico e ainda lhe acrescentou mais um lote de 960m2, para construir um prédio de 1.650 m2, com 2 pisos + cave, dentro do Bairro, criado à pressa para esse efeito, sem cumprir com os procedimentos legais.

Lembram-se quando o Sr. Sousa Cintra escreveu uma carta aberta à população, nas eleições autárquicas de 2005, a dizer que vendia o terreno por 1 escudo e que caso o Dr. Rui Correia (PS) ganhasse as eleições assinava de imediato um protocolo com a Câmara para a situação ser legalizada? Para quem dizia que vendia por 1 escudo não ficou nada mal de contrapartida. Será que o Partido Socialista e o Sr. Adelino Soares poderão vir a público dizer quanto vale o que o proprietário do terreno em causa deu e recebeu? Porque é que o Sr. Adelino Soares não comprou o terreno por um escudo?

Aos moradores do Bairro temos a dizer: As casas e os lotes são vossos de pleno direito, sempre o foram e ninguém os retirará, quem conquistou as casas foram vocês, foi o vosso trabalho e o vosso dinheiro, não foi nenhum partido nem nenhum presidente de Câmara.

Mas os 15.800 m2 não “custaram” apenas o que foi referido anteriormente, custaram ainda:

- Uma moradia na Pedra da Bala, com licença de utilização emitida, que viola o Regulamento do Parque Natural e sem cumprir as condições da licença.

- Um muro ilegal, a circundar a moradia referida anteriormente, com ordem de demolição dada pelo ICNF que a Câmara não cumpre. Até quando ?

- A legalização, à sua medida, do Parque de Campismo de Sagres.

- A elaboração dos Planos de Pormenor da Mareta e do Martinhal.

Entre outros, que podemos vir a denunciar, no local próprio.

O PS, em vez de emitir comunicados, a utilizar mais uma vez as pessoas do Bairro da Liberdade, podia enviar comunicados a explicar:

- Porque não legalizou o quartel dos Bombeiros de Vila do Bispo e esclarecer acerca dos 190.000€ que faltam nas contas, aquando da passagem do Sr. Adelino Soares pela presidência daquela Associação?

- Porque não explica como aumentou a divida da Câmara de 7 milhões e 700 mil euros ( quem o diz é o Sr. Adelino Soares na ata 2/2010, realizada no dia 26 de Fevereiro, “….No que se refere a dívidas a empresas a Câmara Municipal deve aproximadamente cinco milhões de euros, dois milhões a fornecedores e setecentos mil euros a entidades bancárias….”), para quase o dobro, sem fazer qualquer obra de vulto?

- Porque não diz à população, uma vez que só fala na divida herdada, que herdou uma receita de mais de 3,5 milhões de euros provenientes de candidaturas e obras efetuadas no mandato anterior e só não herdou mais receitas porque não teve capacidade para fazer candidaturas a fundos comunitários.

- Porque não explica porque não abriu o Lar e a Creche de Budens e porque deixou perder a candidatura do Lar? A candidatura só foi considerada perdida em Abril de 2010. E não explica porque não fez nenhuma candidatura para a Creche? E só aqui perdeu mais de 1,7 milhões de euros (340.000 contos) de fundos comunitários (existem documentos comprovativos que podemos publicar).

Em Relação ao “Protocolo” (negócio) com o Sr. Sousa Cintra e a decisão do tribunal, o Sr. Adelino Soares e “amigos” que não cantem de galo antes de amanhecer.

A Comissão Politica do PSD Vila do Bispo.


Vila do Bispo, 20 de Julho de 2013.

4 comentários:

Anónimo disse...

Assim é que é falar.

Mas têm que distribuir, porta a porta, no Bairro da Liberdade e todos os bairros do Concelho e a toda agente.

A verdade tem de chegar a todos, custe o que custar.

Anónimo disse...

Esta gente não respeita ninguém e tem fraca memória.

Afinal foram 19 dias ou 6 meses? É que o rapaz contradiz-se.

Como acham que perdeu os 1.400.000,00 Euros?

A verdade... digam sem mentir disse...

A dívida da Câmara é actualmente de 15 milhões de euros.

Em final de outubro de 2009 era de 5 milhões.

E estes gajos do PS ainda vêm com comunicados pôr mentiras ao pessoal.

E se dissessem qual foi a dívida que o Adelino deixou nos Bombeiros ? Qualquer coisa como 800.000 euros.

E se dissessem qual foi o desfalque encontrado ? Qualquer coisa como 190.000 euros.

E se dissessem quanto é que foi pago sem faturas, nem conhecimento de quem reparou os carros dos Bombeiros (se é que houve algumas reparações) ? Qualquer coisa como 65 folhas de merceeiro, sem nome do mecânico e marca ou matrícula da viatura reparada.Quantas vezes foi a mesma viatura reparada ? ou não houve reparação nenhuma e o dinheiro saiu na mesma dos cofres dos Bombeiros ? e para o bolso ou para a conta de quem ?

E se o PS escrevesse no comunicado a esclarecer o pessoal sobre GRATA MISSÃO ? Como é que que o Sonsinho criou à pressa uma empresa para sacar à Câmara 2800 euros por mês, sem saber fazer nada do que se propôs ?

E se explicasse que o IGAL considerou que esta negociata entre o Sonsinho e o mais e melhor dava perda de mandato ?

E se explicasse que o Ministério Público já questionou a Câmara por ter deixado a obra do muro ter continuado depois do embargo e não ter feito nada ?

E se explicasse o negócio da bomba dos Bombeiros e a troca de contratos, para prejudicar os bombeiros e beneficiar a Alves Bandeira ? E quem arranjou com esta troca um emprego bem pago na bomba? Será a mulher de quem ? O PS da Vila do Bispo que nos esclareça no próximo comunicado.Vamos ficar à espera....

Tanto que o PS da Vila do Bispo tinha que explicar ao pessoal, que 100 comunicados não chegavam. E tanto que precisa explicar sobre as mentiras, as obras e as dívidas dos Bombeiros. Talvez a famosa pasta azul apareça um dia destes e se perceba para onde feoram os 190.000 heróis.

Anónimo disse...

Atenção, que embora o Adelino/PS, só andem a propagandar mentiras, ele anda em força. Por isso não olhem a meios para repôr a verdade, e fazer isso de maneira para que chegue a toda a gente!
Porque infelizmente, ainda há aqui muita pessoa que acredita no Pai Natal.

Força Gilberto Viegas! O meu voto está contigo.