sábado, 28 de janeiro de 2012

Assembleia Municipal 26 de Janeiro de 2012 – Orçamento e Grandes Opções do Plano.

Esta Assembleia Municipal, extraordinária, teve como ponto único a discussão e aprovação do Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2012.
 

As explicações dadas pela Presidente da Câmara foram sensivelmente as mesmas dadas na Assembleia anterior, ou seja, que o orçamento está inflacionado em cerca de 6 milhões de euros e que este não é o orçamento desejado.
 

O PSD votou contra este Orçamento. Não votamos contra pelo simples facto de votar contra, votamos contra porque este orçamento tem inscritas verbas que nós consideramos ilegais, nomeadamente, aquisição do Monte de Santo António, uma verba para a reparação e beneficiação do mesmo Monte e os Acordos de Regularização da Divida.
Consideramos ilegais estas inscrições em orçamento, porque as mesmas foram previstas serem liquidadas para além do actual mandato, assim sendo, tinham que ter a aprovação da Assembleia Municipal.
O Monte de Santo António, tem ainda a gravidade da Assembleia Municipal não ter conhecimento de nenhuma escritura em nome da Câmara Municipal, o que faz com a Câmara esteja a prever executar obra num prédio de um particular.
 

Além do referido anteriormente, o inflacionamento deste orçamento em 6 milhões de euros, assumidos pelo presidente da Câmara, vai traduzir-se num deficit orçamental e consequentemente no aumento da divida municipal no final de 2012.
 

Divida que já está em números muito preocupantes, mais de 12.000.000,00 (12 milhões de euros).
 

O presidente da Câmara referiu, ainda, que deve 3.300.000,00€ (3 milhões e 300 mil euros) de despesa corrente. Relativamente a esta divida corrente (despesa relativa ao normal funcionamento da Câmara), o PSD formulou as seguintes questões:
- A que se deve esta divida?
- Se esta divida vem do mandato anterior?
 

Apesar destas perguntas terem sido feitas 3 vezes, o presidente recusou-se a responder.
 

No final o orçamento foi aprovado, com:
- 8 votos contra (PSD e MDI)
- 2 abstenções ( Srº Maurício(PS) e Sr. Presidente da A. Municipal)
- 10 votos a favor (Restante Bancada do PS, Presidente J.F. Barão e outros)

2 comentários:

Anónimo disse...

""Apesar destas perguntas terem sido feitas 3 vezes, o presidente recusou-se a responder.""

Mas ele não é obrigado a responder?!

O que é que o Presidente da AM Rui Correia está lá a fazer?

Anónimo disse...

É um facto. O presidente não respondeu porque não dar a conhecer a verdade dos fatos.
É muito escorreito nas respostas e nas não respostas.
O da Assembleia Municipal, não se esqueçam é do mesmo partido. Mas pela sua formação académica deveria saber no que se está a meter ao permitir que o orçamento passasse.