segunda-feira, 7 de março de 2011

A CONCERTAÇÃO FEITA ENTRE A CMVB E O ICNB - EM 22 DE JULHO E 27 DE AGOSTO DE 2009

           Com o objectivo de garantir a máxima informação e impedir, por todos os meios sérios, a desinformação e a manipulação dos factos que tem sido habitual, nomeadamente pelo Presidente da Câmara, como o fez mais, uma vez, na última Assembleia Municipal, procurando justificar a sua incapacidade com o Executivo anterior, aqui vos deixamos o acesso directo ao Documento ( acta ) da Concertação efectuada entre o anterior Executivo e o ICNB sobre a proposta do POPNSACV. 

          Como decorre da data ( 27 de Agosto de 2009 ), conclui-se que este acto teve lugar 1 mês antes das eleições autárquicas de 2009, onde houve mudança de Presidente e de Executivo. Todo o trabalho e procedimentos foram cumpridos aturadamente pelo Executivo anterior. Desde essa data e até à apresentação da versão final de Março de 2010 ( 6 ª Versão do Plano ) nada mais se soube por parte do novo Presidente. Entre Março e Abril de 2010 foi feita a Discussão Pública do Plano. Desde a discussão pública até Janeiro de 2011 nada mais se soube por parte do presidente da câmara, até ao dia da aprovação do Plano pelo Conselho de Ministro. A partir daí já todos sabemos o que aconteceu e o seu resultado final.

            Veja-se como as várias posições foram defendidas e contestadas, conforme traduzido neste documento que vos proporcionamos o acesso. Da agricultura às pescas, da pesca lúdica à pesca desportiva, das áreas de protecção na zona terrestre à zona marinha, das construções e equipamentos até aos empreendimentos turísticos. Estava programada uma reunião de concertação para discussão de algumas opções políticas do Plano, em Novembro de 2009, após as eleições autárquicas. Com os resultados conhecidos nas eleições essa reunião não foi feita e tudo o resto foi avançando ao sabor da vontade do ICNB e da Secretaria de Estado do Ambiente. Alguém não fez aquilo que lhe competia. Deve agora assumir as suas responsabilidades e não se desculpar com outros, como tem sido hábito em todas as situações. O actual Presidente da Câmara tinha tudo, desde a documentação até à equipa técnica da Câmara, para fazer uma defesa técnica e política adequadas a este Plano de Ordenamento. Não o fez e por isso foi censurado pela Assembleia Municipal. Não se desculpe com o anterior Executivo, assuma as suas responsabilidades sr. Presidente !


CLICAR AQUI PARA ACEDER AO DOCUMENTO   

 CONCERTAÇÃO DO POPNSACV EM 22 DE JULHO E  27 DE AGOSTO DE 2009.


22 comentários:

Anónimo disse...

Eu gostava era de saber em que é que esta "informação" ajuda na luta contra o POPNSACV... O Plano do PSD é atacar o Adelino e fazer Moções? Se sim, está a fazer tanto pelo Concelho como o POPNSACV.

PSD de Vila do Bispo disse...

O que esta "informação" ajuda contra o POPNSACV é saber-se quantas e quais foram as questões e propostas do PO PNSACV que a CMVB contestou e o que reinvidicou em sede da Concertação. Quais os compromissos assumidos pelo ICNB nessa Concertação. O que é que não cumpriram na versão nº 6 apresentada em Março de 2010. As contradições, irregularidades e ilegalidades, já apontadas na altura. O que devia ter sido contrariado e utilizado contra a proposta do Plano antes da Discussão Pública e ainda esclarecer a opinião pública do que foi feito antes de Outubro de 2009 acerca do POPNSACV. Certamente o anónimo autor deste comentário não esteve presente na ultima Assembleia Municipal, caso contrário percebia melhor.

O Plano do PSD é continuar a contribuir para o benefício do Concelho, mas como oposição que é não pode e não deve deixar de apontar as falhas do presidente da Câmara em matérias tão importantes como esta do Parque Natural. Foi o PSD e os seus autarcas que disseram sempre que o Plano tinha que ser impugnado e quais os mecanismos e as razões para o fazer. Foram os autarcas do PSD que sempre apontaram os erros e as omissões do Plano e as suas consequências para o Concelho, alertando desde há muito a opinião pública e a população do concelho. Foram os autarcas do PSD que lutaram contra as arbitrariedades e prepotências do ICNB contra o Concelho de Vila do Bispo, enquanto outros que agora têm responsabilidades maiores andaram a fazer política baixa de oposição.

O Comentário do anónimo é pertinente, mas não deixa de ser curioso.

O PSD está disponível para dar os contributos necessários. Diga nos por esta via o que gostava que o PSD fizesse e que outros contributos pretende que dê.

Anónimo disse...

E o anónimo das 19:10 por acaso já leu o documento ? Ou só se preocupou em ler a informação e tirar conclusões precipitadas ?

Leia o documento "CLICAR AQUI PARA ACEDER AO DOCUMENTO". É só clicar lá e tem a resposta.

Anónimo disse...

O PSD está a ir pelo mesmo caminho que o MDI, sem ideias, o que faz é atacar o adelino, tenham vergonha e começem a trabalhar, esqueçam o Repolho e apresentem uma alternativa, que é isso que o povo quer, deixem de defender o repolhito que esse já provou o que tinha a provar

Anónimo disse...

E qual é o caminho que o anónimo acha que o PSD deve tomar??....e que medo é esse de que o repolho possa voltar??...se achas que ele está queimado,entao que razao tens para estar assustado??....quanto ao que dizes sobre o MDI,deves ir ao blog deles e ai fazer-lhes as tuas criticas...eu pessoalmente acho que eles estao a fazer um bom trabalho,vejo-os muito dinamicos e consistentes no que defendem....talvez nao tenhamos ido às mesmas reunioes da Assembleia Municipal.

Anónimo disse...

Nota-se uma preocupação constante que o Gilberto Viegas volte ao poder porque será, simplesmente porque foi e é uma personalidade que nunca mentiu
A populaçãoe desenvolveu o concelho nunca retirando proveitos pessoais dessa situação. Força PPD/PSD.

Anónimo disse...

Vira o disco e toca o mesmo. Mediocridades á parte ( ou seja a falta de competência do Adelino e o desgastado Gilberto)o que realmente interessa é que os pseudo políticos de VB , se concentrem na elaboração de estratégias concretas, coerentes e sustentadas que ajudem o Concelho a rumar em direcção a um futuro mais promissor. Todos sabemos que a actual conjuntura não é de todo a mais favorável, mas á que fazer politica construtiva, quer por quem esta no poder e por quem esta na oposição.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 21:42 do dia 9 de Março.
Concordo consigo. Mas o Sr Adelino é ignorante e inculto, não se pode contar com ele. O Sr. Gilberto deu provas de que, pelo menos, obra é capaz de fazer, mesmo em alturas dificeis. Mostrou que tem conhecimentos de estratégia de gestão e consegue dinamizar acções positivas.

Anónimo disse...

Claro,politica construtiva,estamos de acordo,acontece que quem tem os meios é quem está no Poder,a oposiçao compete-lhe denunciar situaçoes menos claras e obviamente apresentar propostas,mas isso é exactamente o que a oposiçao tem feito....agora gostava eu de vos colocar uma pergunta....como podemos apresentar propostas,se o Adelino nunca discutiu com nenhum orgao politico do Concelho,aquilo que a oposiçao sabia sobre a matéria do Plano do Parque,era exactamente o mesmo que qualquer cidadao,sabiamos pelos orgaos de comunicaçao,sabiamos o que procurava-mos saber atraves do site do ICNB....a reuniao da Assembleia Municipal foi solicitada pelos membros do PSD e MDI,só assim o assunto veio a reunioes da Assembleia....do Adelino,nem uma palavra sobre o assunto com os orgaos politicos do Concelho...discutiu o assunto com o Sousa Cintra,com o Manuel Marreieos de Aljezur e já está....agora explique-me como podiamos ou podemos fazer politica construtiva,porque a verdade é que esse é o propósito que nos move........C.C.

Anónimo disse...

""mas á que fazer politica construtiva, quer por quem esta no poder e por quem esta na oposição.""

O anónimo das 21:42 vai a reuniões da Câmara e Assembleia Municipal?
Se vai!!! deve ser dos que lá estão sentados a abanar a cabeça ao som do maestro que nada faz a não ser mentir à população.
Que mais pode a oposição fazer do que provar com documentos as mentiras do "maestro"?
Não gosta de ler os desmentidos e provas é?
Era interessante saber o que quer dizer com "politica construtiva"?

Anónimo disse...

Politica construtiva é toda aquela que é feita com a finalidade de melhorar o concelho, ao invés da que é feita apenas para recolher votos. Mas sei que este é um conceito para muitos estranho o que é lamentável. No que diz respeito ás ditas reuniões se eu estivesse presente vocês saberiam pois anuir por simpatia não faz de todo o meu género, pois sou bastante interventiva quando assim tem que ser. Gosto de ler as provas e de ouvir os desmentidos, mas lamentavelmente já conheço de cor os argumentos esgrimidos por ambas as partes. Está na hora de serem tomadas posições mais assertivas, com as quais a população se reveja,com as quais as pessoas se identifiquem . Boa sorte

Anónimo disse...

""Está na hora de serem tomadas posições mais assertivas, com as quais a população se reveja,com as quais as pessoas se identifiquem"""

CONCORDO EM PLENO........RUA COM O ADELINO.
QUE NÃO SABE , NÃO QUER, E NÃO VAI FAZER NADA PELO CONCELHO OU POPULAÇÃO DE VILA DO BISPO.

Anónimo disse...

Posição correcta foi a que o Sr Presidente da Assembleia Municipal, Dr Rui Cirreia, tomou no dia 12 de março, teve a coragem de assumir denunciando a incompetência associada à ignorância e arrogância do Sr Adelino. O "franganote mentiroso" teve o descaramento de confessar que nestes ultimos 7 meses não fez nada para melhorar ou modificar alguns aspectos negativos do PO do PNSACV.
è mesmo assim Dr Rui Correia. Estou consigo.
Fora com o FRANGANOTE

Anónimo disse...

Vamos fazer um abaixo assinado.
E o Dr RUI COREIA, O GILBERTO, O CARLOS COSTA têm de ser os primeiros assinantes!
Vamos incomodar os ditadores do ICNB, I.P.
Vamos mobilizar a população dos quatro concelhos para que a Assembleia da Republica analise o Plano.

Anónimo disse...

O descaramento do nosso FRANGANOTE. Vivó o desenvolvimento do CONCELHO com os cemitérios.
Vamos internacionalizar os cemitèrios. Querem descanso! Venham ser enterrados no CONCELHO.
O Rosas já lá reservou um lugar.

Anónimo disse...

FRANGANOTE INCOMPETENTE E MERCENÁRIO ACIMA DE TUDO.ESTA É A LAMENTÁVEL POSTURA POLITICA DO ACTUAL PRESIDENTE DA AUTARQUIA DE VILA DO BISPO. DEMITA-SE E TENHA RESPEITO PELOS CIDADÃOS DESTE CONCELHO. VOLTA PARA O TEU EMPREGO COMO ASSITENTE TÉCNICO PELO MENOS PODES NÃO FAZER NADA MAS NÃO PREJUDICAS NINGUÉM SEU IMPOSTOR DE ESQUINA.

Anónimo disse...

O Adelino é como o 1º Ministro, O orgulho e incompetência âcima de tudo e todos.
E o povo ke se lixe!

Anónimo disse...

ADELINO O TEU CAMARADA DE GOVERNO ESTÁ A CAIR A SEGUIR CAIS TU QUERES APOSTAR?
AS MINHAS LAMENTAÇÕES CROMINHO DE BOLSO

Anónimo disse...

Afinal as obras da EN 125 já começaram e nas actas não há nada sobre a camara ter aprovado as ligações ás estradas municipais e/ou ás povoaçoes.
Mas o presidente e seus tecnicos "experts" em rotundas e outras coisas mais de rede viaria já estiveram no local.
Por isso ma proxima reunião de camara o presidente tem de comunicar o que sabe ao certo (ou desconhecerá que ele proprio se deslocou as obras que estão a ser feitas na en 125)

Anónimo disse...

queria, em abono da verdade, lembrar que, quando o PSD de Vila do Bispo diz "Foram os autarcas do PSD que lutaram contra as arbitrariedades e prepotências do ICNB contra o Concelho de Vila do Bispo", esquece que o Bloco de Esquerda também teve um papel relevante nesta luta no mandato anterior na AM, e continua a ter na actual Assembleia da República (cessante), tendo requerido a presença da ministra na Comissão de Ambiente e Ordenamento e apresentado um projecto de resolução par a imediata suspensão e revisão do POPNSACV.
sebastião pernes

Anónimo disse...

Muito bem Sebastiao,aquilo que dizes é verdade,confirmo esse trabalho,quer na A.M. de Vila do bispo,quer na A.R.(Parlamento)...conheço a tua luta contra o Plano do Parque,mas penso que o esquecimento do PSD,nao terá sido intencional,eles até sabem que isso tudo é verdade,mais, o PSD terá no próximo Governo (caso ganhe) uma boa oportunidade de mostrar que quer mudar o Plano do Parque...precisa apenas de ter influencia politica,pois razoes tecnicas e sociais existem em numero e dimensao suficientes, para exigir a suspensao e revisao do Plano (POPNSACV).

Anónimo disse...

Vamos a ver se FMI e a CE deixam.