terça-feira, 16 de novembro de 2010

FALAR POR FALAR, SEM DIZER NADA DE NOVO OU DE ÚTIL.

EM ENTREVISTA AO CORREIO DE LAGOS, NA EDIÇÃO Nº 251 - DE NOVEMBRO DE 2010,  o presidente da Câmara, Adelino Soares, vem fazer declarações ocas, vazias de conteúdo, destituídas de rigor e, sobretudo, demonstrativas de quem não sabia ao que foi, não sabe o que lá anda a fazer, nem sabe o que se propõe fazer de útil para o futuro, nem os resultados finais do que anda a fazer. Em face disto, o PSD de Vila do Bispo vem, mais uma vez, esclarecer a opinião pública e desafiar o sr. Adelino Soares a assumir as suas responsabilidades pelos actos de gestão que tem tomado durante o 1º ano de mandato, muitas delas desastrosas e outras danosas, deixando-se, de vez, de se desculpar com  o Executivo anterior. 

- O Executivo anterior, mal ou bem, já foi julgado pela sua gestão, em Outubro de 2009. Todos sabemos hoje como é que, o PS e o sr. Adelino Soares, ganharam as eleições anteriores. Não é motivo de orgulho para ninguém e as práticas, ao longo destes 12 meses, têm provado bem à evidência, como e porquê essas eleições foram ganhas. Não precisamos referir ou descrevê-las, aqui e agora. São já do conhecimento público.


- As declarações, sobre o "Orçamento Participativo", são tão pobrezinhas, de forma e de conteúdo, bem reveladoras de quem não sabe, o que as populações verdadeiramente querem e precisam. E se as prioridades referidas, como a rampa de Burgau e a cobertura do polidesportivo da Raposeira, são os maiores anseios da população, então... avé, porque os executivos anteriores resolveram tudo o que era essencial nas necessidades do Concelho e da população e o actual executivo tem a vida facilitada, já que praticamente não precisa fazer nada mais até ao fim do mandato. 

- Diz que a crise nacional tem afectado a Câmara de Vila do Bispo, sobretudo com a redução de receitas. É verdade, mas já assim foi com o Executivo anterior, em 2008 e 2009, em especial com a redução de mais de 2 milhões de euros de receita do IMT no ultimo ano. Também é verdade existirem vários cortes nas transferências do estado para as autarquias. Mas isso não é culpa do Executivo anterior, mas resultado da desastrosa gestão do Governo do Partido Socialista, que nos fará pagar com língua de palmo a sua incompetência. No País, como no Concelho de Vila do Bispo, a culpa e responsabilidade, é sempre de outros. No País é culpa da crise internacional, no Concelho a culpa é atribuída ao Executivo anterior. Nunca é da incompetência Socialista para gerir a coisa pública. NO PAÍS, COMO NAS AUTARQUIAS. Já não é verdade, que tenha encontrado uma dívida de 9 milhões de euros, em Outubro de 2009. Disse, o sr. Adelino Soares, em Novembro de 2009, que a Dívida herdada eram 5 milhões de euros, em final de Dezembro disse serem 8,2 milhões e agora, em Dezembro de 2010, fala em 9 milhões. Afinal, qual é a verdade do sr. Soares ? 

Apresentará no final de 2010, mais do dobro da dívida que recebeu  em 2009 e ainda vai continuar a dizer que é culpa do Executivo anterior ? Acorde homem. Deixe de se iludir, procurando iludir os outros. Sabe que os números e as datas, são como o algodão, NÃO ENGANAM. O que recebeu foram 4,5 milhões, de curto prazo, que incluíam  2,4 milhões de obras em execução,  mais 1,3 milhões de médio/longo prazos. Pelo pagamento deste ultimo valor, não é o actual Presidente responsável, porque não vai lá ficar 20 anos, que é o prazo deste empréstimo. Logo, o que conta é a dívida de curto prazo e para esse valor               ( 4,5 milhões ), recebeu 400 mil euros de saldo de tesouraria, 675 mil da venda das moradias, 500 mil de Fundos Comunitários executados, 1,6 milhões de financiamento bancário para 40%  das Obras de Requalificação Urbana do Concelho, 100% da despesa da Obra da Salema, 183 mil de crédito do adiantamento pago pela Obra de Sagres, fase II,  30% do adiantamento da Obra da Pedralva, 1 milhão de euros dos 12 apartamentos e  6 lojas, que pretende vender e, ainda, uma capacidade de endividamento líquido de 3,5 milhões de euros. Estas, e muito mais do que estas, foi a herança recebida do Executivo anterior. Por isso, pare de se desculpar com o Executivo anterior, sr. Soares. Isso já cansa e enjoa. O pessoal já não vai nessa!  O que todos queremos é que dê provas de que é capaz de desempenhar o lugar onde está. Demonstre-o, dia a dia, mês a mês, ano a ano. Se não é capaz, demita-se do cargo, não se demita das suas responsabilidades, desculpando-se com o Executivo anterior. Não se esqueça, que o presidente anterior deu provas, durante 12 anos, do que era capaz . As provas são visíveis e irrefutáveis, que por muito que se esforce em apagá-las, NÃO O VAI CONSEGUIR. Faça  que deve ser feito e deixe-se de conversa fiada. Uma "dívida" de 5 milhões de euros não precisa de 4 anos para pagar, bastava-lhe 1 ano, sobretudo porque a mesma tinha, e tem, receitas próprias associadas, herdadas do Executivo anterior.

Quando diz que "o problema principal é realmente as dívidas serem de curto prazo" está claramente a contradizer-se. Quem foi que transformou os 2 milhões de euros, do Lar de Budens, em dívida de curto prazo, a 4 anos, quando o devia ter feito a 20 anos ? Quem foi que resolveu aumentar o endividamento da Câmara, com mais 1,5 milhões, na compra do Monte de S.António, em dívida a curto prazo de 5 nos ? Quem foi que resolveu empatar 250 mil euros em 2010, no pagamento das dívidas às finanças, do proprietário do Monte, quando o devia ter feito no pagamento das obras aos empreiteiros, recebendo as correspondentes comparticipações a 40% e a 100% ?  Quem foi que deixou cair a candidatura do Lar e não a renovou ? Quem foi que, não fez qualquer candidatura da Creche de Budens, nem da Estrada de Burgau/Boca do Rio ? Quem foi que utilizou os 675 mil euros da venda das 9 moradias, construídas e pagas pelo Executivo anterior, em pagamento de despesas correntes actuais, em vez de pagar as obras que transitaram do mandato anterior ?  Quem foi que aumentou os custos de funcionamento da Câmara, com o aumento de chefes de divisão e admissão de pessoal que não precisava, apenas para pagamento de favores eleitorais ? Quem foi que fez isto e muito mais, só no espaço de 1 ano ?

- Diz que " ao longo deste mandato, pouco se pode fazer, a única coisa que irei apresentar no fim é a capacidade de pagar as dívidas da Câmara." Não seria mau de todo se assim fosse. Até nisso, temos sérias dúvidas que ocorra, em face das decisões que têm sido tomadas, algumas aqui enunciadas. Quanto a obras novas, a incapacidade e a desorientação, são confessadas na declaração feita. Então, porquê iludir as pessoas com a conversa do "Orçamento Participativo" ?  Então para que servem os Fundos Comunitários que só acabam em 2014, que tanto criticava antes, que não se aproveitava nada e, agora, nem um euro se aproveitou, ainda ? Então para que servem os projectos, que o Executivo anterior lá deixou, como o ordenamento do Cabo de S. Vicente e Forte do Beliche, a requalificação do Largo Central de Burgau e zona ribeirinha, a requalificação da zona Este da Salema, o Mercado da Salema, o Parque de Estacionamento da Salema, o Porto da Baleeira, entre outros, integrados no POLIS, que tão pomposamente o sr. Soares diz, na entrevista, serem projectos e acções suas ?  QUE PODEMOS ENTÃO ESPERAR DE SI, SR. ADELINO SOARES ? POUCO, SABÍAMOS NÓS, MAS NADA É DEMAIS.

Vai dedicar-se à observação das Aves,  babar-se com os empreendimentos de luxo do concelho, construídos durante os mandatos anteriores e a desculpar-se, o tempo todo, com o Executivo anterior ? Olhe que, por esse andar, não vai haver mais obras para inaugurar, porque as que vêm do anterior também se acabam.

- Como nota final, a referência às Comemorações dos 550 anos da Morte do Infante. É óbvio, que a importância do Infante D. Henrique é igual, qualquer que seja o ano, mas a importância da efeméride dos 550 anos é diferente de 551 ou 557 . Curioso é dizer-se que "Infelizmente, ao longo de todos estes anos, o município de Vila do Bispo nunca se associou ou liderou um processo desta natureza", esquecendo-se que o Programa das Maravilhas de Sagres tinha associada a homenagem aos Descobrimentos e ao Infante e foi o autor destas declarações que acabou com o evento, mal iniciou funções. Diz também que "Vejamos o caso de Lagos que, no que diz respeito à figura do Infante D.Henrique não tem o protagonismo de Vila do Bispo, já há seis anos que celebram esta figura histórica". A memória é curta, mas a nossa não. Esqueceu-se, mais uma vez, o Sr. Adelino Soares, que não sua qualidade de opositor político na vereação de 2001/2005, impediu que o Infante e a Vila de Sagres, tivessem a sua estátua. Que só no mandato anterior, quando o anterior presidente tinha a maioria no Executivo e o sr.Adelino, entre outros, não  o puderam inviabilizar, finalmente, fosse construída a Estátua do Infante em Sagres. Nos 550 anos foi lá homenagear o Infante, junto ao monumento, mandado edificar pelo Executivo anterior e inaugurado em 10/06/2009. Mas, se 550 anos da morte do Infante,  é tão importante como 549 ou 551,  então porque não homenageou o Infante no dia 13 de Novembro de 2009, quando já era o presidente da Câmara e a Estátua já lá estava no mesmo sitio ? Porque não teve a capacidade de executar o projecto de requalificação do espaço envolvente à estátua, dando-lhe maior dignidade e nobreza, como estava previsto e projectado fazer-se, podendo inaugurar esta obra, nesta data de 13 de Novembro de 2010 ? Esqueceu-se de dizer também, que esta comemoração histórica, mereceu a concordância e o apoio do Presidente anterior, já que o início deste processo data de Setembro de 2009.

"A PARTIR DE AGORA É QUE É, TODOS OS ANOS SERÁ RELEMBRADO" disse. Com tantas contradições e manobras de diversão, quem é que vai acreditar nas suas declarações sr. Adelino Soares ?
PELA BOCA MORRE O PEIXE,  SABIA ?

E o fim do ano 2010 já vem aí, para percebermos, de uma vez,  os resultados  do teste do algodão e o uso que lhe deu.

 

211 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 211 de 211
Anónimo disse...

Com que então a pandilha que queria matar os bombeiros levaram o padre para lhes dar a estremunção?
Mas os sócios reanimaram a associação resta agora aos "doutores" da Lista B uma recuperação rápida e duradoura.
Parabéns e boa sorte.

Anónimo disse...

Eleições nos Bombeiros, com a lista dos não alinhados com o sistema xulaloide de Adelino e Vitinho, a sair vitoriosa.

Esperamos que não mudem apenas as moscas. É importante que, de uma vez por todas, as continhas venham à luz do dia. Os sócios, os que sustentam e têm sustentado essa digníssima instituição, que é a Associação de Bombeiros, têm que conhecer os números das dívidas,dos pagamentos e dos negócios feitos. Usaram e abusaram dos Bombeiros como um satélite do Partido Socialista em proveito próprio. Mentiram e esconderam a verdade aos sócios e à população. Depois de servidos abandonaram a Associação e os seus fiéis seguidores à sua sorte. Pediram a benção ao Padre ( pois é padre Joel... participar na divisão das ovelhinhas não é lá muito católico. Parece que ainda não conhece bem o rebanho. Olhe que há socialistas na tal lista A que não são lá muito católicos ) mas nem isso lhes valeu. O Padre escreveu torto por linhas tortas, mas DEUS escreve sempre direito. Que Deus perdoe o Padre por se meter em politiquices.

Agora que se pacifique e dignifique a Associação de Bombeiros de Vila do Bispo, para que esta sirva todos em geral e que alguns deixem de vez de se servir dela. O que estiver bem, que continue bem. O que estiver mal que sejam responsabilizados aqueles que se serviram sem olhar a meios.

O José Jaime e toda a sua equipa, têm essa responsabilidade e obrigação, de pôr a claro todas as contas dos Bombeiros, pedindo uma auditoria ao Tribunal de Contas. Caso contrário serão cúmplices e também responsáveis.

Se não o fizerem não contem com a compreensão e o apoio dos sócios e da população. E O BARCO VAI MESMO PARA O FUNDO. ESPERO QUE NÃO !

Anónimo disse...

"Um SÓCIO"

(por não ter local apropriado para transmitir esta mensagem, por considerar que este deverá ser, também, um dos fins deste espaço, venho solicitar, e antecipadamente agradecer, a "transmissão" desta mensagem, que chegará, certamente, aos seus destinatários)

Obrigado a todos aqueles que, numa maravilhosa tarde soalheira no Municipio de Vila do Bispo, no 19 de Dezembro de 2010, Domingo, dia histórico para o Associativismo, para a Democracia Participativa, dedicaram algum do seu preciosissimo tempo, para, num acto de puro civismo, demonstrar que o povo, o cidadão anónimo, em verdadeira Democracia, num Estado de Direito Democrático, Livremente e em consciência, sabe o que não quer.

Cabe agora aos eleitos não se deixar "embebedar" com o poder (o poder corroi).

Devem os futuros membros, nos 3 orgãos, Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direcção, saber fazer a leitura dos desejo dos eleitores.

Na qualidade de sócio eleitor proponho:

1º - Actualização, correcção e publicitação dos Estatutos da AHBVVB;

2º - No cumprimento das normas estatutárias, afixação de relatórios periódicos, em local livremente acessível aos sócios;

3º - Criação de diversas formas de recolha de receitas para fazer face a compromissos assumidos perante terceiros;

4º - Com a devida autorização do dono da obra, abter toda a documentação, de forma a legalizar todo o tipo de actividades para angariação de verba;

5º - Trabalhar com os sócios e população em geral, de forma isenta, igualitária, transparente.

6º - Respeitar todos os colaboradores exigindo dos mesmos igual respeito.

Todos juntos com um fim unico, conseguiremos.

"Um SÓCIO"

Anónimo disse...

Então a Anafeia anda praí a dizer que o PSD Vila do Bispo está morto!!!!!!?
Não se terá enganado na frase?
Não serão os PSSD's que estão moribundos nos cuidados intensivos mendigando oxigénio ao médico com bata cor de rosa?
Por enquanto ainda lhe vão dando umas gotas de soro, mas o oxigénio esta-se a acabar, não tarda tiram-lhes a máscara e então quem é que fica morto?
Tenha vergonha nessa cara e demita-se passe a pasta a quem tem conhecimentos.

Anónimo disse...

Parabéns aos novos orgãos sociais da AHBVVBispo, surgidos da eleição de 19 do corrente mês.
Após a posse, deve ser deliberado uma auditória por uma firma edónia e independente, ás gerências anteriores. e que depois seja publicado e divulgado aos sócios e população do concelho de Vila do Bispo, para que ficam a saber que artistas os bombeiros tinham na direcção.
E que não temem em julga-los no tribunal.
Senão mais tarde esses artistas irão dizer que tudo o que se tem passado é da responsabilidade destes orgãos sociais.
Não se esquecem que os bombeiros é uma instituição publica, e tem que estar acima de qualquer suspeita de desvios etc.etc.

Anónimo disse...

O NOVO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA MESIRICORDIA È O ARMINDO. Esta pessoa bem conhecida dentro da Mesiricordia e na CAmara Municipal, a quem apelidam de professor ????.

Pessoa muito "discreta" e com dotes de fotografo e jornalista. Sei que faz todas as fotografias (e não só)dos eventos e propaganda da Camara.

Tambem trabalha já a algum tempo para a Mesiricordia, nos mesmos mldes como o faz com a Camara... Mesno não sendo do Concelho, la vai tendo essas benesses...Mas agora isso já não tem importancia... So tinha no tempo do Gilberto Vegas... Pessoa muito "inteligente" e, toda ela cheia de versetalidade....??

Anónimo disse...

A Misericórdia? Vira o disco e toca o mesmo,

Continua como Provedor o sr.Victor Lourenço,
Apenas a saída do Sr.Leal que poucos acreditavam que ele fosse capaz de abandonar aquele pessoal.

Foi pena ele ter saído, com ele lá, sempre tinham mais cuidado com o que faziam, embora o presidente da assembleia não tenha grandes poderes para intervir, penso eu...

O caso da expulsão dos sócios, de certeza que nenhum apresentou qualquer reclamação ao presidente da assembleia, porque se tal tivesse acontecido, (conhecendo-o eu como conheço)ele teria interferido e repunha a legalidade se fosse caso disso.

Se tudo continua na mesma, é porque os irmãos da misericórdia assim o querem, são eles que votam e, são eles que têm o dever de apresentar listas para que haja qualquer mudança.

Tal aconteceu nas ultimas eleições os irmãos votaram, mas ninguém quis dar a cara e apresentar uma candidatura para que houvesse mudança. Ouviram-se constantemente alguns discursos,(por vezes bem inflamados) nesse sentido, mas é na hora da verdade que se o verdadeiro valor dessas pessoas

Deixem lá amigos, para pior antes assim. Valha-nos Santa Leonor............

Continuação de Boas Festas e um Feliz Ano Novo para todos:: mesmo para os nossos adversários::

Anónimo disse...

claro esta o vitinho meteu mais um ponta de lança no orgao da mesericordia. Outra coisa nao poderia deixart de ser e mais um amigalhaço da trupe da Camara. faz fotografias reportagens. sera que nao ganha nada por esse trabalho. Nao e mau tipo so e pena e estar com os olhos fechados para nao ver que lhe deram o lugar de presidente da A Geral para continuarem a fazer o mesmo que tem feito ate aqui. e pena amigo Armindo. veja bem onde se meteu. O LEAL ABANDONOU COM A DESCULPA QUE NAO PODIA FICAR POR JA TER FEITO DOIS MANDATOS MAS TODOS OS OUTROS NAO FIZERAM QUESTAO ENTRE ELES O PROVEDOR QUE ESTA A SER POSTO EM CAUSA E NATURAL QUE NAO CONHEÇAM OS ESTATUTOS OU FAÇAM DOS MESMOS CAPACHO VALHA DEUS A MESERICORDIA QUE BEM PRECISA. BOAS FESTAS A TODOS E FELIZ NOVO ANO

Anónimo disse...

Que grande pouca vergonha o que se passou na A. Municipal. nao e que foi aprovado com os votos do P. Socialista. do ga-ga de Barao do pres. da junta do excomuna Mauricio, do pres. da Asembleia e mais que de sociaçistas nao tem nada. Calculem que ate o eletricista de Sagres por alcunha chumbadinha votou pela primeira vez.Todos estes apoiantes do socialismo mascarado no C de Vila do Bispo mereciam am pano encharcado de Mer. nos olhos. um orcamento sem obras um orçamento que o Presidente da Camara e o proprio que diz nao ser bom a mesmo apesar disso nao o poder cumprir muito mal vai a politica em Vila do Bispo, muito mal vai o P socialista actual que envergonha os socialistas. Nao devem ter massa encefalica todos aqueles que em prejuizo das localidades e das populaçoes derem a sua aprovaçao a algumas normas que ainda dependem de informaçoes judiciais ou da tutela. Sao cooresponsaveis neste aspeto e perantea populaçao. No executivo aconteceu o mesmo nem neste orgao que e maioritario com o favor da anfeia , ouviram a oposiçao. Aconteceu o mesmo na Assembleia. A oposiçao votou toda contra e o resto a camada de incompetentes, por favorecimento ao chefe Adelino e seus acolitos ou por falta de inteligencia votaram a favor. Assim estao a ser cumpridas todaws as promessas feitas na campanha eleitora pelo P Socialista. Ate agora passado um ano ainda nenhuma foi cumprida e no proximo ano tambem nada vai ser feito. O povo que espere por melhores dias entretanto mais de um duzia de galifoes estao a beneficiar com o nosso belo dinheiro. Sera que Viçla do Bispo merece isto responda quem souber.FELIZ ANO NOVO E PENSEM EM FAZER UM 25 DE ABRIL EM VILA DDO BISPO.

Anónimo disse...

O Adelino vai ficar na história do concelho de Vila do bispo como se fosse uma fotocópia do Hitler e afirma -se este bimbo de capoeira como socialista.Tenho lidado com muitos socialistas ao longo da minha vida mas este Sr acima referido é de longe a pior personalidade que já conheci,até me doi a alma por termos como representante do concelho uma estampa desta qualidade.Que o ano de 2011 nos traga outra personalidade com outra qualidade e dinâmico acima de tudo.

Anónimo disse...

Já agora... Alguém sabe o que o Sr. Presidente fez às Bolsas de Estudo? É que as listas provisórios saíam em Janeiro... E ainda nada... Já vamos em Abril... A 2 meses de acabar o estudo.. Enfim..

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 211 de 211   Mais recente› Mais recente»