terça-feira, 19 de maio de 2009

Apresentação da Candidatura


Gilberto Viegas apresentou a sua recandidatura à Câmara Municipal de Vila do Bispo no passado dia 16 de Maio, em Barão de S. Miguel, num jantar em que o convidado de honra foi Pedro Passos Coelho, e onde marcaram presença cerca de meio milhar de apoiantes.

No seu discurso de apresentação, Gilberto Viegas, deu nota da sua motivação para continuar a servir o concelho e a população. Fazendo uma breve retrospectiva dos mandatos cumpridos na Presidência da Câmara, desde 1998 até à actualidade, dando destaque as diferenças acentuadas que são visíveis em todo o concelho e que foram ocorrendo durante estes onze anos. Desde o Parque Escolar, com as remodelações e ampliação das Escolas do 1.º Ciclo e Jardins-de-Infância, à Rede de Vias Municipais, à Requalificação Urbana e Remodelação de Infra-estruturas em todas as aldeias e vilas do concelho, à construção dos vários equipamentos desportivos e culturais, com a transformação de edifícios abandonados ou degradados em modernos equipamentos como são exemplo o Centro Cultural, o Espaço Internet, o Arquivo Municipal, o Campo de Futebol Municipal; ao parque de máquinas e viaturas da Câmara Municipal, de velho e insuficiente até à situação actual de efectiva dotação e renovação. Deu ainda ênfase na área social, desde o apoio à 3.ª idade, às famílias carenciadas, à cultura e desporto, ao apoio às associações, à educação e ensino e ao planeamento e programação financeira, apresentando hoje uma situação económica e financeira entre as mais saudáveis das 308 autarquias do país, com uma capacidade de endividamento intacta, permitindo-se neste período de crise económica e social do país, ter promovido a baixa de impostos com a redução da taxa de IMI (Contribuição Autárquica), prescindir de 5% do IVA em benefício dos contribuintes do concelho e ainda ir em auxilio das pessoas e famílias mais carenciadas, ao nível da alimentação e comparticipação nos medicamentos.

Perante o trabalho desenvolvido e um projecto que importa consolidar, numa conjuntura económica e social que requer rigor e estabilidade, Gilberto Viegas manifestou a sua disponibilidade para assumir uma nova candidatura à presidência da Câmara para o próximo mandato de 2009 / 2013, centrando a sua política no planeamento urbanístico do concelho e ordenamento do território e acentuando a actuação da Câmara na área social e de apoio à população. Em suma, manter o rumo de um concelho que andou à deriva nas duas décadas de gestão PS e CDU, convidando a que se façam as avaliações entre a década de gestão da CDU, do PS e do PSD consigo na presidência da Câmara.

Sem comentários: