domingo, 3 de julho de 2011

Ministério da Educação Suspende Encerramento de Escolas 1º Ciclo

O Ministro da Educação decidiu suspender o encerramento de 654 escolas do primeiro ciclo do ensino básico com menos de 21 alunos previsto para este mês. O ministério tutelado por Nuno Crato pretende reavaliar o este processo, iniciado pelo anterior Governo no âmbito do plano de reorganização da rede escolar.
A suspensão do encerramento destes estabelecimentos de ensino já terá começado a ser comunicada aos municípios, através das direcções regionais de educação, avança hoje o “Diário de Notícias”. De acordo com o jornal, a decisão do ministério, que assegura que com na reavaliação do fecho das escolas irá ter em conta “as necessidades da população escolar e a qualidade do ensino prestado”, está a ser bem recebida pelas autarquias.

Recorde-se que os municípios contestavam o encerramento das escolas do primeiro ciclo com menos de 21 alunos. Com a aplicação da medida, as autarquias teriam de passar a assegurar o transporte dos alunos para as novas escolas, o que implicaria o aumento dos gastos com transportes nos cofres camarários.

A decisão de encerrar as 654 escolas tinha sido tomada pela anterior tutela do Ministério da Educação, a cargo de Isabel Alçada. O município de Viseu seria o mais afectado do país, com o fecho de 74 estabelecimentos de ensino.

Fonte: Jornal Publico