terça-feira, 13 de outubro de 2009

Obrigado!

Passado o acto eleitoral do dia 11 de Outubro, na qualidade de presidente do PSD / Vila do Bispo quero expressar o meu agradecimento a todos os candidatos, militantes e simpatizantes pela forma como se empenharam nesta campanha eleitoral.

Agradeço a todos os que acreditaram nas propostas apresentadas pelo PSD e votaram em nós e garantir que, apesar de termos perdido a presidência da Câmara Municipal, vamos continuar a defender o projecto para o concelho de Vila do Bispo iniciado à 12 anos.

Para terminar, o PSD / Vila do Bispo saúda o PS pela vitória eleitoral, desejando a todos os eleitos felicidades no desempenho das suas funções.

Luís Miguel Paixão

Saudações a Todos os Munícipes do Concelho de Vila do Bispo.

Quero aqui demonstrar a todos, mas MESMO TODOS, os munícipes de Vila do Bispo o quanto os admiro por terem tornado estas eleições autárquicas num exemplo de cidadania, de respeito para com as regras democráticas, e de respeito para com a diferença de ideias que é, no fundo, a base da nossa democracia. Devemos orgulharmo-nos pela forma civilizada, ordeira, e com muita maturidade como decorreram estas eleições autárquicas.
Quero felicitar todas as forças políticas pela forma educada e respeitosa com que se debateram.
Quero aqui demonstrar, em particular, toda a minha gratidão, todo o meu apreço e toda a minha solidariedade a todos os militantes, apoiantes e simpatizantes do PSD que fizeram tudo para que esta campanha fosse elevada, respeitosa e respeitada, e assente nos nossos melhores pilares; que são os do respeito pelo próximo sem desviarmos dos nosso valores, e da tolerância pelas ideias dos outros sem perder de vista os objectivos que trilhamos para o bem comum!
Perdemos!
Há que o assumir... não eram estes os nossos objectivos!
Há que assumir ainda… é um sentimento de frustração muito grande o que se sente quando as nossas aspirações, ideias, planos, projectos, obras, não são apreciadas pela maioria. A frustração maior é quando sentimos que cada gota de suor do nosso trabalho, dirigida exclusivamente para o bem-estar comum, parece insuficiente para colmatar as necessidades de desenvolvimento do concelho... Terá sido assim??
Mas... a democracia é isto mesmo: aceitar a vontade da maioria.
O PS, e o seu eleito Adelino Soares, serão agora os responsáveis pelos nossos destinos. A eles, as minhas felicitações. Que nos governem agora com a elevação que a população merece.
Vamos, como é nossa natureza mas também nossa obrigação, ficar atentos ao seu trabalho.
Porque a democracia é assim mesmo, o PSD irá assumir a sua função de oposição com o máximo respeito pelos resultados eleitorais, nunca esquecendo que foi dada a vitória por maioria de votos a outra força política, e lembrando sempre que existe uma minoria (que não é tão pequena assim!) que continua a contar connosco para que os representemos nos diversos órgãos onde fomos eleitos.
Como membro da Comissão politica do PSD, e ainda como eleito para a Assembleia Municipal que agora iniciará funções, quero com mais veemência garantir que jamais perderei de vista o objectivo de lutar para o melhor do concelho.
Fui mandatado pelo vosso voto para assegurar que as ideias em que acreditamos e o projecto que tornarmos público durante a campanha eleitoral, possam ser realidade. É nesse sentido que irei trabalhar nos próximos quatro anos.
Um MUITO OBRIGADO a todos
Bem Hajam
Paulo A. H. Ribeiro

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Balanço Final - Resposta a Comentário



Relativamente à solicitação do anónimo do dia 15 de Setembro às 19:44,comentando o artigo – Balanço dos Compromissos Assumidos em 2005 – Publicado a 14 de Setembro, o PSD de Vila do Bispo vem, no geral, responder às dúvidas apresentadas nas diversas áreas e elucidar, para que dúvidas não restem, que muito foi feito e muito irá ainda ser feito.


Senão vejamos:

A construção da Creche de Budens é bem visível neste momento (com uma capacidade para 66 crianças dos 0 aos 3 anos), estando também feito o projecto da Creche de Vila do Bispo. Foi, igualmente, manifestado o apoio da Câmara Municipal à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo para a criação da Creche em Sagres, apoio este traduzido na garantia de disponibilização, no âmbito da candidatura feita pela referida entidade ao Programa PARES, de 65.000 euros, correspondentes a 30% do investimento.


No âmbito dos jardins de Infância, o de Sagres e o de Budens foram remodelados, ampliados e equipados; e o da Vila do Bispo foi remodelado, equipado e feito o parque infantil, para além das actividades de tempos livres.


Ao nível das escolas primárias, a P3 de Sagres foi remodelada, ampliada e alvo de arranjos exteriores, foram também criadas 4 salas de aula autónomas, biblioteca e sala de informática, parque infantil, pólo desportivo descoberto e o recinto foi vedado. Em Vila do Bispo foi a escola remodelada, incluindo refeitório, criados acessos e sanitários para crianças com mobilidade condicionada, arranjos exteriores, criação de espaço lúdico infantil e zona de jogos e foi também vedado o recinto. Na escola da Salema foi a mesma alvo de remodelação e equipada. A de Budens tem o projecto preparado para ampliação e remodelação da mesma, com a criação de mais uma sala de aula e sala de apoio e refeitório. A escola primária de Burgau foi remodelada, ampliada, equipada, vedada e reparado o campo de jogos. Em Barão de S. Miguel, a escola foi vedada, a sala remodelada, tendo sido também criado um refeitório e arranjos exteriores. A tudo isto acresce que todas as crianças têm alimentação diária nos JI e nas escolas do 1.º ciclo, transporte escolar, alargamento de horário até às 17 horas nos JI e actividades de enriquecimento curricular nas escolas primárias. Para além disso todas as escolas foram alvo de apetrechamento ao nível do equipamento informático e vão continuar a ser reforçadas, nomeadamente com o equipamento de quadros interactivos.


Relativamente às colectividades e clubes desportivos houve sucessivamente, em todos os anos, a atribuição de apoios financeiros vários, quer das actividades regulares, quer das iniciativas pontuais, de acordo com o Plano de Apoio ao Associativismo Desportivo e Cultural. Para além disso, foi remodelado o edifício sede do Clube Praia da Salema, foi remodelado e apoiado o Pavilhão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel (com o apoio da Câmara Municipal), foi remodelada a sede da Sociedade de Instrução e Recreio de Budens (com o apoio da Câmara Municipal), foi assinado com a Junta de Freguesia da Raposeira o protocolo de financiamento para a ampliação e remodelação do edifício sede e da Sociedade Desportiva e Cultural da Raposeira e está executado o projecto da nova sede do Clube Recreativo Infante de Sagres (para ser implementado em simultâneo com a construção do Pavilhão Multiusos). De referir que, para além do mencionado, todas as competições desportivas de atletismo, do surf, do futebol, bodyboard, karaté, petanca, windsurf, kickboxing, entre outras, levadas a efeito no concelho têm merecido o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal, de forma expressiva. Foram igualmente apoiadas as colectividades culturais, das mais variadas formas, quer com o transporte, apoio financeiro, logístico ou de edição de CD.


Chegados à temática da 3.ª idade, está em construção, e ficará concluído até ao final do ano, o Lar da 3.ª Idade de Budens, cujo balanço e capacidade é do conhecimento público, num investimento de 2 milhões e 600 mil euros, equipamento que reforçará o apoio aos idosos e que vem complementar os equipamentos já existentes, nomeadamente o Centro de Dia de Barão de S. Miguel (obra da Câmara Municipal), Centro de Dia da Figueira, e Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia em Sagres e Vila do Bispo, respectivamente. Obra física. Porque ao nível da obra social, não poderemos esquecer a criação do cartão do idoso, o apoio aos medicamentos a doentes com doenças crónicas, subsídio de 50% nas rendas e o apoio alimentar aos mais carenciados, para além dos processos de realojamento habitacional que já contemplaram 13 famílias.


Em termos de Património, a autarquia encetou várias diligências institucionais pressionando as entidades responsáveis para a reparação da Fortaleza de Sagres, do Forte do Cabo de S. Vicente e da Capela N.ª Sra. da Guadalupe, que são hoje um processo concretizado - nomeadamente a Sra. da Guadalupe e o Forte de S. Vicente - e em execução - a Fortaleza de Sagres. Está também elaborado o projecto de ordenamento da envolvente ao Cabo de S. Vicente e ao Forte do Beliche. A Câmara Municipal recuperou e remodelou muito do seu próprio Património, como são os casos do antigo mercado, hoje transformado em Centro de Interpretação, os antigos armazéns, hoje transformados num Arquivo Municipal, o antigo edifício sede do Clube de Vila do Bispo, hoje transformado em Espaço Internet e Centro de Formação, o Centro Cultural de Vila do Bispo, edifício abandonado durante 14 anos. Foi também inaugurada no passado mês de Junho a estátua do Infante D. Henrique, ícone histórico do nosso concelho, também em si Património. De referir que a Câmara Municipal tem apoiado financeiramente e de forma expressiva a recuperação e a conservação do património religioso, designadamente a nova igreja de Sagres, a Igreja da Raposeira / reparação do retábulo, a Capela das Hortas do Tabual, a Igreja de Budens, a Capela de Santo António em Budens, a Igreja de Barão de S. Miguel e a Igreja de Burgau.


Na área da habitação social: 21 fogos na Rua José Luís Júnior (Sagres), infra-estruturas de 15 lotes municipais na Roça do Veiga (Sagres), 21 fogos na Senhora do Âmparo, mais 17 no Sitio da Eira, mais 4 na Rua Fernando Coutinho e mais 1 no Sitio das Eiras (Vila do Bispo) e 11 lotes na Portela da Igreja com infra-estruturas em execução (Barão de S. Miguel). Previsão de 47 lotes no âmbito do PP da Figueira. O Plano de Urbanização de Vale de Boi encontra-se em execução, tendo por objectivo também a criação de um núcleo de habitação. O PIER da Raposeira com o objectivo de definição da construção e habitação em espaço rural. No Plano de Urbanização de Vila do Bispo estão previstos mais 27 fogos.

Até ao momento foram executadas na zona industrial a remodelação de todas as infra-estruturas exteriores da zona industrial de Vila do Bispo, incluindo pavimentação dos arruamentos, a viabilidade da ampliação ou criação de um novo núcleo, estando ainda previsto desenvolver a área empresarial de Barão de S. Miguel.


Tal como referido no início, são constatações e factos gerais, sem esquecer de que muito do que existia estava em estado avançado de degradação.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Caravana


Compromissos Assumidos em 2005 Freguesia de Sagres

Compromissos cumpridos - obras concluídas ou em execução

  • Requalificação Urbana – fase II
  • Requalificação da Via marginal Mareta / Pousada – Reparada (Já tem o projecto para ser requalificada do mesmo modo das restantes ruas de Sagres)
  • Monumento ao Infante D. Henrique
  • Rua da Marreira e Cercas Velhas
  • Loteamento da Roça de Veiga – 15 Lotes de habitação Social
  • Bloco de habitação Social de Realojamento – 5 Fogos
  • Rua do Pinhal
  • Remodelação da Iluminação Publica
  • Arranjo Urbanistico das Rotundas das Naus e D. Manuel

Compromissos ainda não cumpridos:

  • Pavilhão Desportivo e Multiusos - A oposição na Assembleia Municipal reprovou a constituição de uma parceria público privada para a construção e manutenção deste equipamento.
  • Monumento à Geminação Sagres / Cabo Canaveral
  • Cemitério Novo – Aguarda decisão do Ministério do Ambiente quanto à sua localização.
  • Campo de Futebol Municipal – Nova Localização
  • Parque Verde Urbano
  • Desclassificação e Requalificação da EN 268 ( Av.Infante D. Henrique) – Em pré-acordo com as Estradas de Portugal.
  • Porto de Recreio da Baleeira – Incluído no Programa POLIS
  • Ordenamento da Lagoa do Martinhal
  • ETAR – Adjudicada pelas Águas do Algarve
  • Alameda Cabo Canaveral – Em execução progressiva pelas intervenções urbanísticas dos privados.
  • Creche – Candidatura feita pela Santa Casa da Misericórdia ao programa PARES, em que os Estado financia em 70% e a Câmara Municipal os restantes 30%.
  • ATL das Escolas Básicas de Sagres

Obras efectuadas não comprometidas, mas que foram executadas:

  • Remodelação e arranjos exteriores da EB1 – P3
  • Arranjo Urbanístico da Rotunda junto à Igreja.
  • Pavimentação da Rua do Norte
  • Pavimentação da Rua da Bica e rua envolvente.
  • Pavimentação da Rua Nossa Senhora da Graça

O PSD mostra-se reconfortado com o grau de cumprimento dos compromissos assumidos em 2005, pelo Eng. Gilberto Viegas na Freguesia de Sagres.

Os compromissos que ainda não foram cumpridos, alguns já têm o projecto, aguardam o inicio do Programa POLIS ou o seu processo de construção vai iniciar-se no princípio do próximo mandato, como é o caso do Pavilhão Multiusos, desde que estejam reunidas as condições necessárias, que são ter maioria absoluta na Câmara e Assembleia Municipal, para não acontecer o mesmo que aconteceu neste mandato. Acreditávamos e continuamos a acreditar que a melhor solução para a construção deste equipamento é a parceria pública – privada.


Compromissos Assumidos em 2005 Freguesia de B.S. Miguel



Compromissos cumpridos - obras concluídas ou em execução

  • Electrificação do Polidesportivo
  • Habitação Social – Em construção
  • Requalificação da área envolvente ao Salão de Festas – Em construção
  • Novo Depósito da Água
  • Conduta Adutora de Água ao Depósito
  • Pavimentação de Caminhos Agrícolas – Concluído e a continuar

Compromissos ainda não cumpridos:

  • Área Empresarial
  • Variante à Estrada Municipal – Estudo feito
  • Remodelação da Via de ligação ao nó da Via do Infante em Bensafrim – Em estudo
  • Alteração do Perímetro Urbano
  • Museu Etnográfico – Com terreno já definido

Obras efectuadas não comprometidas, mas que foram executadas:

  • Parque Infantil e Travessia da Ribeira (Acesso ao Centro de Dia)
  • Rua das Flores

O PSD mostra-se reconfortado com o grau de cumprimento dos compromissos assumidos em 2005, pelo Eng. Gilberto Viegas na Freguesia de Barão de S. Miguel.

Neste mandato executamos obras há muito desejadas pela população de Barão de São Miguel, nomeadamente o novo Depósito da Água, a Conduta Adutora de Água ao Depósito e a constituição e infra-estruturação de 11 Lotes para Habitação Social na Portela da Igreja.


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Compromissos Assumidos em 2005 Freguesia da Raposeira


Compromissos cumpridos - obras concluídas ou em execução

  • Rua Cerro de Monchique
  • Estrada Raposeira / Zavial
  • Caminho das Hortas / Barradinhas
  • Abastecimento de Agua à Ingrina
  • Parque Infantil
  • Requalificação de Arruamentos
  • Caminho das Lages

Compromissos ainda não cumpridos:

  • Novo depósito de água das Hortas
  • Alargamento do Perímetro Urbano
  • Habitação Social 23 moradias
  • Mercado Municipal
  • Polidesportivo
  • Centro de Actividades e Tempos Livres na Escola Primária

Obras efectuadas não comprometidas, mas que foram executadas:

  • Caminho do Selão
  • Caminho das Barreiras Ruivas
  • Caminho do Moinho
  • Caminho da Fonte
  • Caminho do Arneiro
  • Requalificação do Estacionamento na Praia do Zavial
  • Abastecimento de água ao Zavial
  • Remodelação da Iluminação Publica

O PSD mostra-se reconfortado com o grau de cumprimento dos compromissos assumidos em 2005, pelo Eng. Gilberto Viegas na Freguesia da Raposeira.
Neste mandato foram pavimentados mais de 15 km em caminhos agrícolas que permitem o acesso a habitações e hortas com mais dignidade. Foi remodelada a rede água, terminando de uma vez o problema da baixa pressão que se fazia sentir, principalmente no Verão.