quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vila do Bispo Entre Os Municípios Com Melhor Eficiência Financeira


O Município de Vila do Bispo, dos 180 municípios de pequena dimensão, encontra-se entre os 20 melhores em termos financeiros. (ver aqui)


A conclusão surge no relatório do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2007, publicado e apresentado no passado mês de Abril e tem em conta a fiabilidade das contas dos municípios portugueses com os requisitos do novo sistema de prestação de contas preconizado pelo POCAL.


A publicação conta, entre outros, com o patrocínio do Tribunal de Contas e da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas.


Nesta publicação o Município de Vila do Bispo, num total de 308 municípios, surge:

  • Na 7ª posição dos municípios com menor passivo exigível (dividas); (ver aqui)
  • Na 11ª posição dos municípios sem índice de endividamento líquido, em Portugal só se encontram 17 municípios nestas condições; (ver aqui)
  • Na 10ª posição dos municípios sem ou com menor índice de endividamento liquido em relação às receitas do ano anterior; (ver aqui)
  • Na 9ª posição dos municípios sem ou com baixo índice de endividamento liquido por habitante. (ver aqui)

Ao contrário do que alguns pseudo economistas deste concelho afirmam, o Município de Vila do Bispo está a ser gerido de forma eficiente e goza de boa saúde financeira.


Numa altura em que Portugal e o Mundo atravessam uma grave crise económica, o Município de Vila do Bispo, graças a uma boa gestão do executivo camarário, apresenta uma saúde financeira que lhe permite ter no terreno obra no valor de dez milhões de euros, baixar os impostos em beneficio dos contribuintes do concelho e ainda auxiliar as famílias mais carenciadas.


Vila do Bispo está no caminho certo, é preciso Manter o Rumo.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Apresentação da Candidatura


Gilberto Viegas apresentou a sua recandidatura à Câmara Municipal de Vila do Bispo no passado dia 16 de Maio, em Barão de S. Miguel, num jantar em que o convidado de honra foi Pedro Passos Coelho, e onde marcaram presença cerca de meio milhar de apoiantes.

No seu discurso de apresentação, Gilberto Viegas, deu nota da sua motivação para continuar a servir o concelho e a população. Fazendo uma breve retrospectiva dos mandatos cumpridos na Presidência da Câmara, desde 1998 até à actualidade, dando destaque as diferenças acentuadas que são visíveis em todo o concelho e que foram ocorrendo durante estes onze anos. Desde o Parque Escolar, com as remodelações e ampliação das Escolas do 1.º Ciclo e Jardins-de-Infância, à Rede de Vias Municipais, à Requalificação Urbana e Remodelação de Infra-estruturas em todas as aldeias e vilas do concelho, à construção dos vários equipamentos desportivos e culturais, com a transformação de edifícios abandonados ou degradados em modernos equipamentos como são exemplo o Centro Cultural, o Espaço Internet, o Arquivo Municipal, o Campo de Futebol Municipal; ao parque de máquinas e viaturas da Câmara Municipal, de velho e insuficiente até à situação actual de efectiva dotação e renovação. Deu ainda ênfase na área social, desde o apoio à 3.ª idade, às famílias carenciadas, à cultura e desporto, ao apoio às associações, à educação e ensino e ao planeamento e programação financeira, apresentando hoje uma situação económica e financeira entre as mais saudáveis das 308 autarquias do país, com uma capacidade de endividamento intacta, permitindo-se neste período de crise económica e social do país, ter promovido a baixa de impostos com a redução da taxa de IMI (Contribuição Autárquica), prescindir de 5% do IVA em benefício dos contribuintes do concelho e ainda ir em auxilio das pessoas e famílias mais carenciadas, ao nível da alimentação e comparticipação nos medicamentos.

Perante o trabalho desenvolvido e um projecto que importa consolidar, numa conjuntura económica e social que requer rigor e estabilidade, Gilberto Viegas manifestou a sua disponibilidade para assumir uma nova candidatura à presidência da Câmara para o próximo mandato de 2009 / 2013, centrando a sua política no planeamento urbanístico do concelho e ordenamento do território e acentuando a actuação da Câmara na área social e de apoio à população. Em suma, manter o rumo de um concelho que andou à deriva nas duas décadas de gestão PS e CDU, convidando a que se façam as avaliações entre a década de gestão da CDU, do PS e do PSD consigo na presidência da Câmara.

sábado, 9 de maio de 2009

Apresentação da Candidatura de Gilberto Viegas



Está convidado(a) para o Jantar de Apresentação da Candidatura de Gilberto Viegas à Câmara Municipal de Vila do Bispo

Sábado dia 16 de Maio às 19 horas
Pavilhão de Festas de Barão de S. Miguel


Com a Presença do Dr. Pedro Passos Coelho

Traga a Família e os Amigos